CERATITES FÚNGICAS NO ESTADO DO CEARÁ: ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO E LABORATORIAL
Resumo
A ceratite fúngica é uma doença grave de evolução lenta, com maior incidência especialmente nos países em desenvolvimento, onde se constata uma tendência de aumento em sua incidência. É uma patologia de extremo comprometimento visual e dificuldade terapêutica. Se inadequadamente tratada, pode levar desde a diminuição visual à cegueira total ou mesmo a perda do globo ocular. Várias são as possíveis causas como: pequenas abrasões corneanas por corpos estranhos, traumas com vegetais, mal uso de lentes de contato, dentre outros. O presente estudo visa caracterizar o perfil clínico-epidemiológico e laboratorial de pacientes com ceratite fúngica oriundos do Estado do Ceará; o qual ocorrerá no período de outubro de 2019 a julho de 2022, com caráter observacional descritivo e experimental. A pesquisa contempla um eixo retrospectivo, referente às amostras de úlcera de córnea encaminhadas ao Emilio Ribas Medicina diagnóstica desde outubro de 2019, e outro prospectivo, em que serão coletadas amostras nos hospitais Oftalmoclínica 13 de Maio e Leiria de Andrade. O projeto encontra-se em apreciação quanto às questões éticas na Plataforma Brasil, aguardando a autorização para o início da pesquisa. A análise laboratorial será realizada através da coloração de Gram e cultura em ágar Sabouraud e ágar Sabouraud com Cloranfenicol, a identificação ao nível de espécie será realizada através de espectrometria de massa MALDI-TOF. No período compreendido entre outubro de 2019 e dezembro de 2020 foram analisadas 126 amostras clínicas de pacientes com ceratite. Deste total, 19 foram positivas para fungos, sendo isolados 16 Fusarium spp. (84%), 2 Aspergillus spp. (10%), 1 Scedosporium spp. (5%) e 2 Candida albicans (10%). Diante de tal amostragem é possível observar a elevada incidência de fungos filamentosos, principalmente Fusarium, nas ceratites fúngicas isoladas no Estado do CearáDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.