COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE EUGENIA L. (MYRTACEAE)
Resumo
Os óleos essenciais são definidos como os compostos obtidos de plantas ou suas partes, extraídos através de processos de destilação (arraste por vapor ou hidrodestilação). Myrtaceae é uma família pantropical com aproximadamente 132 gêneros e 5760 espécies. Na família, os óleos essenciais são produzidos amplamente por seus representantes, como é o caso das espécies do gênero Eugenia. Eugenia é o maior gênero neotropical mais diverso, compreendendo mais de 1000 espécies, distribuídas desde o México até a Argentina. No Brasil, estima-se a ocorrência de cerca de 350 espécies. O gênero encontra-se bem representado em diversas formações vegetacionais do Brasil, tanto pela riqueza, como pela abundância e frequência de espécies. Os estudos sobre a composição química dos óleos essenciais de Eugenia são numerosos, contudo, são esparsos e na grande maioria das vezes pontuais sobre determinada espécie. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma ampla revisão bibliográfica das pesquisas publicadas sobre a composição química dos óleos essenciais das espécies de Eugenia. A metodologia empregada foi a realização de pesquisa bibliográfica nos sites especializados de periódicos científicos utilizando os termos ‘Myrtaceae’, ‘Eugenia’ ‘Óleos Essenciais’, ‘Composição química’ entre fevereiro e dezembro de 2019. O resultado obtido foi a elaboração de uma tabela contendo os dados compilados da composição química dos óleos essenciais de 78 espécies de Eugenia, presentes em 139 estudos científicos e 294 registros de óleos essenciais para diferentes espécies.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.