COMPREENDENDO-SE COMUNICADOR: OS JOVENS COMUNICADORES DO CUCA MONDUBIM
Abstract
Nas últimas décadas, as mudanças tecnológicas tornaram-se mais visíveis, com implicações na forma como as pessoas se relacionam e se comunicam. Compreender esse fenômeno se configura, portanto, como um fator importante para o melhor entendimento sobre a sociedade. Ao redor do mundo, muitos jovens habitam o meio digital de forma ativa. Vale ressaltar que as condições de acesso não são as mesmas para todos os jovens, e cabe muitas vezes às políticas públicas transformar essa realidade. Sabendo disso, esta pesquisa objetiva identificar como jovens comunicadores integrantes do Programa de Monitoria de Comunicação do Cuca Mondubim se compreendem, constituem-se e se revelam como comunicadores no espaço institucional do Cuca e em suas redes sociais. Para isso, houve um acompanhamento presencial dos monitores da Rede Cuca em suas atividades cotidianas. Partiu-se de uma reflexão a respeito das implicações dos avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo como referências, acadêmicos como Comparato (2001), Peruzzo (2007) e Palfrey e Gasser (2011), o que criou uma interlocução com as visões sobre Políticas Públicas e Políticas Públicas de Juventude (PPJs) de autores como Ramos (2005) e Oliveira e Barbalho (2018). A pesquisa assume uma inspiração etnográfica quanto ao processo de coleta e análise dos dados. As ideias que orientam os procedimentos metodológicos apoiam-se em Geertz (1989), Magnani (2002) e Malinowski (2018). Nessa perspectiva, tornou-se fundamental a ida ao campo para acompanhar a formação dos monitores, as reuniões de pauta, as gravações e as produções. Conclui-se, a partir da análise dos dados, que há um enfoque da PPJ na empregabilidade e, com isso, uma formação mais técnica do que teórica/crítica. Como a estrutura é previamente estabelecida pelos gestores, os jovens comunicadores possuem pouco controle no que diz respeito ao tipo de conteúdo produzido pelo Programa. Para finalizar, cabe um agradecimento à Capes, pelo apoio a esta pesquisa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.