COMPREENDENDO-SE COMUNICADOR: OS JOVENS COMUNICADORES DO CUCA MONDUBIM

Authors

  • Frederico Pinheiro de Souza Medeiros
  • Ines Silvia Vitorino Sampaio

Abstract

Nas últimas décadas, as mudanças tecnológicas tornaram-se mais visíveis, com implicações na forma como as pessoas se relacionam e se comunicam. Compreender esse fenômeno se configura, portanto, como um fator importante para o melhor entendimento sobre a sociedade. Ao redor do mundo, muitos jovens habitam o meio digital de forma ativa. Vale ressaltar que as condições de acesso não são as mesmas para todos os jovens, e cabe muitas vezes às políticas públicas transformar essa realidade. Sabendo disso, esta pesquisa objetiva identificar como jovens comunicadores integrantes do Programa de Monitoria de Comunicação do Cuca Mondubim se compreendem, constituem-se e se revelam como comunicadores no espaço institucional do Cuca e em suas redes sociais. Para isso, houve um acompanhamento presencial dos monitores da Rede Cuca em suas atividades cotidianas. Partiu-se de uma reflexão a respeito das implicações dos avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tendo como referências, acadêmicos como Comparato (2001), Peruzzo (2007) e Palfrey e Gasser (2011), o que criou uma interlocução com as visões sobre Políticas Públicas e Políticas Públicas de Juventude (PPJs) de autores como Ramos (2005) e Oliveira e Barbalho (2018). A pesquisa assume uma inspiração etnográfica quanto ao processo de coleta e análise dos dados. As ideias que orientam os procedimentos metodológicos apoiam-se em Geertz (1989), Magnani (2002) e Malinowski (2018). Nessa perspectiva, tornou-se fundamental a ida ao campo para acompanhar a formação dos monitores, as reuniões de pauta, as gravações e as produções. Conclui-se, a partir da análise dos dados, que há um enfoque da PPJ na empregabilidade e, com isso, uma formação mais técnica do que teórica/crítica. Como a estrutura é previamente estabelecida pelos gestores, os jovens comunicadores possuem pouco controle no que diz respeito ao tipo de conteúdo produzido pelo Programa. Para finalizar, cabe um agradecimento à Capes, pelo apoio a esta pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação