DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA MODULAR PARA MECANISMOS DE ABERTURA DE SULCO/COVAS
Resumo
As semeadoras atuais desempenham diversas operações simultaneamente, vale ressaltar os mecanismos de abertura de sulco, que possibilitam a deposição de adubo e sementes no solo. Quando utilizadas em grandes áreas apresentam maior largura de trabalho, necessitando de maior força para tracioná-las e, consequentemente, tratores maiores que necessitam de maior demanda energética e podem aumentar a compactação do solo manejado. Tem-se pesquisado como alternativa, o uso de uma plataforma modular com intuito de abrir sulco/covas para semeadura, em geral, de fácil construção, baixo custo, baixo peso e movido por eletricidade. Neste trabalho foi desenvolvido uma plataforma modular e avaliado a capacidade do conjunto motor elétrico e inversor de frequência em tracionar os órgãos ativos para abertura de sulco/covas. O trabalho foi desenvolvido na área de mecanização do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC, o solo da área é um Argissolo Vermelho-Amarelo e foi submetido a um preparo com enxada rotativa encanteiradora. A plataforma modular testou disco duplo, haste e um sistema puncionador, tracionados por um motor elétrico com velocidades reguladas com inversor de frequência e indicadas por um microcontrolador Arduino e sensor de velocidade encoder LM393. Foi observado que a plataforma modular atendeu o objetivo de conseguir transportar os órgãos ativos, o conjunto motor de indução e inversor de frequência foi capaz de tracionar os órgãos ativos em diferentes velocidades, atingindo até 8 km/h. Agradecemos ao órgão financiador CNPq.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.