EFEITO ESTIMULATÓRIO DE ANTIBIÓTICOS E DO LISADO CELULAR DE ESCHERICHIA COLI NO DESENVOLVIMENTO DOS BIOFILMES DE CANDIDA ALBICANS
Resumo
Infecções fúngicas invasivas oportunistas são consideradas importantes problemas de saúde mundial, com mortalidade de até 90% em pacientes imunocomprometidos. A antibioticoterapia prolongada é considerada um dos principais fatores de risco em pacientes de diferentes condições clínicas. Os antibióticos podem modificar a composição da microbiota das mucosas, favorecendo a colonização e posterior infecção desses sítios por Candida spp. Estudo recente demostrou que os antibióticos β-lactâmicos e a vancomicina estimulam o crescimento planctônico, a formação de biofilme e a virulência de Candida spp. Diante disso, este estudo objetivou avaliar o efeito estimulatório de cefepime (CEF), vancomicina (VAN) e do lisado celular de Escherichia coli (LCE) no desenvolvimento dos biofilmes de C. albicans isoladas de pacientes com fungemia. Para tanto, foram avaliadas duas cepas de C. albicans e os antibacterianos foram testados nas concentrações de pico plasmático. Para produção do LCE, a cepa de E. coli ATCC 25922 foi tratada com CEF a 252 µL/mL e filtrada em membrana 0,22µm. Os biofilmes foram formados por 24 e 48h a 37ºC em placa de poliestireno contendo CEF, VAN e LCE. O estudo do biofilme foi conduzido por MTT para avaliação da viabilidade celular e cristal violeta para quantificação da biomassa. Os resultados obtidos mostraram aumento na atividade metabólica de 50% para biofilmes tratados com CEF e 100% para biofilmes tratados com VAN. Além disso, também foi observado um aumento na biomassa de até 50% nos biofilmes tratados com CEF e VAN nas primeiras 24h. Após 48h de formação, foi observado um aumento de 20% e 40% na biomassa e atividade metabólica, respectivamente, nos biofilmes formados com CEF, VAN e LCE. Os resultados obtidos, infere-se que os antibacterianos e o LCE testados são capazes de estimular a formação dos biofilmes de C. albicans. Estudos em andamento com um maior número de isolados pretende desvendar os mecanismos envolvidos na estimulação dos biofilmes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.