ENTRE A NORMATIVIDADE E A DIFERENÇA: UM OLHAR SOBRE AS PERFORMATIVIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DE PESSOAS LGBT+ NO SÃO JOÃO DO SERTÃO CEARENSE
Resumo
O presente resumo é parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no curso de doutorado em Sociologia do PPGS – Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. Suas reflexões se debruçam sobre a participação de pessoas LGBT+ nas quadrilhas juninas do interior do Ceará, sobretudo da cidade de Sobral, situada na região norte do estado, no contexto do sertão cearense. Interessada em compreender os processos de subjetivação produzidos pelos quadrilheiros - maneira como se autointitulam os participantes dos grupos juninos -, a pesquisa busca refletir sobre a forte presença de indivíduos com experiências consideradas dissidentes do ponto de vista das normas de gênero e/ou sexualidade na citada manifestação cultural, fenômeno que contradiz sua própria narrativa oficial/tradicional, fortemente ancorada em um ideal binário que tende a reificar os imaginários normativos que sustentam nossa sociedade cis-heterocentrada. A partir de uma incursão etnográfica no universo das quadrilhas juninas da cidade de Sobral e sua região, bem como de uma experiência intersubjetiva que busca compreender as características do contexto analisado, a presente investigação parte da "etnobiografia" dos participantes da "cultura quadrilheira", visando captar a complexidade dos significados mobilizados no meio social analisado a partir das experiências individuais vivenciadas pelos sujeitos enfocados. Dentre outros aspectos, a presente pesquisa aponta para a necessidade de se refletir sobre as manifestações da chamada cultura popular a partir de um olhar que extrapole os discursos oficializantes, que tendem a produzir percepções cristalizadas a respeito da Cultura e suas expressões, já que elas nem sempre são capazes de dar conta da multiplicidade de experiências vividas pelos sujeitos que a integram. Esta investigação possui o apoio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a quem agradece diretamente pelo financiamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.