“EU SEI O QUE SOU E O QUE NÃO SOU”: UMA ANÁLISE SOBRE MÚSICA POP, IDENTIDADE E CULTURA EM “MADAME X” DE MADONNA
Abstract
Esta pesquisa dedica-se à análise da música popular massiva (ou música pop), como fenômeno comunicacional cujas configurações envolvem articulações com identidades, compreendidas como os significados atribuídos a um indivíduo ou grupo social bem como com culturas que vão de encontro às culturas hegemônicas dominantes cultural e ideológicamente (norte americana ou européia, branca, masculina, heterosexual). Foram escolhidos como objeto de análise três videoclipes da cantora pop Madonna (“God Control”, “Dark Ballet” e “Batuka”) referentes ao álbum “Madame X”, obra lançada em junho de 2019 que aborda as culturas estadunidense, latina, portuguesa, cabo-verdiana e brasileira, além de levantar questões sobre misoginia, racismo e LGBTfobia. A investigação tem como objetivo responder à pergunta: como a música popular massiva realiza, como fenômeno hegemônico na contemporaneidade, representações de identidades e de culturas não hegemônicas?”. Adota-se como metodologia de pesquisa a semiótica da cultura, particularmente os conceitos de semiosferas, definidas por Iuri Lotman como as esferas de signos no planeta ou ainda como culturas, e de fronteira, o local semiótico onde se dão as trocas culturais mais intensas, para analisar as construções dos signos presentes nos videoclipes e a permeabilidade presente entre a semiosfera pop e as semiosferas não hegemônicas. No estágio atual, tem-se como resultado a verificação de que as obras analisadas demonstram uma tendência do fenômeno a realizar apropriações, tensões e diálogos com tais identidades e culturas e a tecer interfaces contraditórias entre mercado, política e cultura. Conclui-se que tal configuração está diretamente atrelada ao consumo de tais obras por grupos que se encontram, de certo modo, fora do eixo hegemônico citado. Salientam-se os agradecimentos à CAPES pelo financiamento que possibilitou o acesso a leituras, materiais e demais atividades imprescindíveis para a execução da pesquisa.Downloads
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Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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