FÓRUNS GENERALISTAS DA INTERNET: INTERAÇÕES E PROCESSOS DE APRENDIZAGENS

Autores

  • TÂnia Elizette Barata Pereira
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

Resumo

Esta pesquisa investiga fóruns generalistas da internet que são espaços do ciberespaço que agrupam pessoas, a partir de temas variados. Esses ambientes são ricos em trocas e de potencial aprendizagens em rede. O objetivo geral é investigar como se configura a participação dos sujeitos e as aprendizagens desenvolvidas pelos participantes nos fóruns generalistas da internet observados e, especificamente, observar e analisar as motivações dos participantes de interagirem, participarem e colaborarem nos fóruns; identificar e analisar as interações discursivas desenvolvidas pelos participantes nos fóruns e por fim identificar as aprendizagens observadas nos fóruns analisados. Os sujeitos da pesquisa, são os participantes dos fóruns: POLITZ no tópico “Oficial bolsa: fim do coronavírus e reeleição de Bolsonaro causam rally de alta na bolsa” e REDDIT na comunidade “r/coronabr” com notícias, estudos e informações sobre o coronavírus no Brasil. Metodologicamente, o estudo faz uma associação da Etnografia do Ciberespaço - EC (RIFIOTIS, 2010; SEGATA e RIFIOTIS, 2016) com a grounded theory ou Teoria Fundamentada nos Dados – TF (CHARMAZ, 2009). Esta associação mostra-se adequada no sentido de que a etnografia possibilita abastecer a construção da TF, onde o pesquisador desenvolve uma proximidade com a realidade dos sujeitos sem um molde pré-concebido. Os resultados tem mostrado que essas aprendizagens iniciam pelo elemento motivação que inicialmente gera a participação nestes espaços em rede. Essa motivação possui alguns componentes em seu entorno que podem influenciar em uma maior ou menor participação, elementos como a cultura digital, sociabilidades, o tipo de comunidade virtual além de outros itens podem atuar no elemento motivação que vai influenciar os participantes de estarem e colaborarem nos fóruns observados. Considerando que as motivações podem gerar interações, faz-se necessário analisar as interações de forma a identificar as aprendizagens nestes espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação