IMERSÃO PEDAGÓGICA EM METODOLOGIAS DE ENSINO: O CASO DA SEQUÊNCIA FEDATHI A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS – UFC
Resumen
As metodologias de ensino têm um papel relevante no desenvolvimento da autonomia discente. Seu emprego, em decorrência da pandemia de Covid-19 em 2020, evidenciou a necessidade de fortalecer a formação docente. Observamos que o conhecimento acerca das diversas metodologias de ensino não é fator que garanta a aprendizagem dos estudantes. A falta de envolvimento docente com as múltiplas metodologias provoca seu uso não contínuo em sala de aula. Essa ausência de aprofundamento teórico reflete uma prática com muitas mudanças não garantindo a persistência numa ação favorável a aprendizagem. Consideramos necessário um entrelaçamento entre a compreensão teórica de uma metodologia e a prática pedagógica. Esta relação confere um ato de imersão pedagógica, ou seja, é preciso, na ação docente, além da motivação para aprender uma metodologia, um processo investigativo de reflexão e fortalecimento da práxis. A expressão imersão pedagógica tem origem nos estudos subjacentes à Sequência Fedathi (SF), metodologia de ensino que busca fortalecer as ações do professor em seu percurso formativo buscando orientar a superação dos obstáculos da prática docente. O objetivo desse estudo é analisar os elementos da imersão pedagógica nas pesquisas do Laboratório de Pesquisa Multimeios (UFC), que utilizaram a SF na formação docente. Metodologicamente, utilizamos a análise de conteúdo por meio de revisão de literatura em teses e dissertações do repositório institucional da Universidade Federal do Ceará no período 2001-2020. Destacamos como categorias de análise os elementos constituintes da imersão pedagógica: motivação, investigação, reflexão e práxis. Como resultados preliminares destacamos o escasso aprofundamento teórico subjacente a SF em seu percurso laboral. Atentamos para o fato de que esse conhecimento teórico precisa ser articulado com a prática, com o processo investigativo e reflexivo da práxis para favorecer a motivação e o aprofundamento da metodologia de ensino SF.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.