IMERSÃO PEDAGÓGICA EM METODOLOGIAS DE ENSINO: O CASO DA SEQUÊNCIA FEDATHI A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS – UFC

Autores/as

  • Silvia Sales de Oliveira
  • Adriana Ferreira Mendonça
  • Herminio Borges Neto

Resumen

As metodologias de ensino têm um papel relevante no desenvolvimento da autonomia discente. Seu emprego, em decorrência da pandemia de Covid-19 em 2020, evidenciou a necessidade de fortalecer a formação docente. Observamos que o conhecimento acerca das diversas metodologias de ensino não é fator que garanta a aprendizagem dos estudantes. A falta de envolvimento docente com as múltiplas metodologias provoca seu uso não contínuo em sala de aula. Essa ausência de aprofundamento teórico reflete uma prática com muitas mudanças não garantindo a persistência numa ação favorável a aprendizagem. Consideramos necessário um entrelaçamento entre a compreensão teórica de uma metodologia e a prática pedagógica. Esta relação confere um ato de imersão pedagógica, ou seja, é preciso, na ação docente, além da motivação para aprender uma metodologia, um processo investigativo de reflexão e fortalecimento da práxis. A expressão imersão pedagógica tem origem nos estudos subjacentes à Sequência Fedathi (SF), metodologia de ensino que busca fortalecer as ações do professor em seu percurso formativo buscando orientar a superação dos obstáculos da prática docente. O objetivo desse estudo é analisar os elementos da imersão pedagógica nas pesquisas do Laboratório de Pesquisa Multimeios (UFC), que utilizaram a SF na formação docente. Metodologicamente, utilizamos a análise de conteúdo por meio de revisão de literatura em teses e dissertações do repositório institucional da Universidade Federal do Ceará no período 2001-2020. Destacamos como categorias de análise os elementos constituintes da imersão pedagógica: motivação, investigação, reflexão e práxis. Como resultados preliminares destacamos o escasso aprofundamento teórico subjacente a SF em seu percurso laboral. Atentamos para o fato de que esse conhecimento teórico precisa ser articulado com a prática, com o processo investigativo e reflexivo da práxis para favorecer a motivação e o aprofundamento da metodologia de ensino SF.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação