O ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA(ENEM) COMO ESPAÇO FORMATIVO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) foi objeto da pesquisa apresentada em dissetação de mestrado acadêmico no Progarama de Pós graduação em Educação (PPGE) da Universiade Federal do Ceará (UFC) no ano de 2020. O ENEM é um evento é realizado desde 1982 pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Propomos com o trabalho analisar as contribuições do ENEM como espaço formativo da matemática para os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa seguiu as etapas que compreenderam: coleta; seleção; análise; e organização dos dados em um ambiente on-line. Foram analisados os encontros acontecidos nos anos 2016 e 2019 respectivamente. Para tanto, foi necessário a tomada de decisões metodológicas que contemplassem a busca pelos trabalhos na modalidade apresentação oral e, de forma mais específica, a seleção de produções acadêmicas expostas nas edições 2016 e 2019, as quais contemplassem subsídios no que se refere às unidades temáticas de matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), especialmente, as unidades Geometria e Probabilidade e Estatística. Como resultado obtivemos um material organizado e o deixamos acessível aos professores servindo de referencial aos mesmos, assim como para o público em geral que se atua na formação e no ensino da matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental propondo-se a criar de um banco de dados disponibilizado na biblioteca digital da UFC. Consideramos importante a proposta do encontro de favorecer um espaço onde este torne-se um ambiente de encontro e partilha dos professores para publicação e discussão de suas pesquisas nas mais diversas temáticas da área da Educação MatemáticaDownloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
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