O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CIDADÃ

Authors

  • Ana Paula Rodrigues de Andrade
  • Francisca Maria Bezerra da Silva
  • Elissânia da Silva Oliveira
  • Lorena Cristina de Queiroz Forte
  • Thiago Lima Ribeiro
  • Monalisa Soares Lopes

Abstract

Resumo A educação brasileira experimentou, nas últimas décadas, a realização de várias políticas públicas que visavam a universalização do acesso, a permanência e, sobretudo, a busca pela qualidade de ensino ofertado pelas instituições educacionais. No Estado do Ceará, houve o investimento de políticas em busca do atendimento educacional para toda a população e da melhoria dos indicadores na educação básica. O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) surge nesse contexto, em 2008, como ação para enfrentar os desafios da aprendizagem, da evasão e do fluxo escolar no ensino médio. O presente trabalho tem como objetivo analisar e avaliar o PPDT na Escola Pública do Estado do Ceará a partir das narrativas de experiências dos professores diretores de turmas e propor um material didático que os auxiliem nas práticas pedagógicas. A partir da análise busca-se uma compreensão de como funciona o PPDT; quem são os professores diretores de turma e o que eles pensam a respeito do projeto. A metodologia aplicada nesse primeiro momento foi norteada por pressupostos da pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados, recorremos à leitura e análise dos documentos do PPDT, bem como à técnica de aplicação de questionários com relatos de experiências de 56 professores diretores de turma. Verificamos assim, que o PPDT, quanto às propostas de currículo, metodologias, tempo e ações voltadas para alunos e professores, estão ligados as formas como as políticas são traduzidas nas escolas, apesar de algumas lacunas no que se refere ao processo burocrático. Para auxiliar nas reflexões temos como base teórica os escritos de Émile Durkheim (2011, 2012) quando analisa que a educação é uma forma de socialização. Maria Alice Nogueira (2005), Pedro Silva (2010) sobre a relação escola-família. Bernard Lahire (1997), Pierre Bourdieu (2007) sobre o sucesso escolar e as trajetórias das desigualdades escolares. O trabalho só foi possível por causa do apoio financeiro da CAPES.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-01-01

Issue

Section

XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação