O USO DE IMAGENS DE CÂMERAS DE VIGILÂNCIA NA PRODUÇÃO NOTICIOSA DO CETV 1A EDIÇÃO: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA
Resumo
Cenas capturadas por câmeras de vigilância têm ganhado cada vez mais espaço na estrutura narrativa de notícias e reportagens produzidas por telejornais brasileiros. Partindo desse pressuposto, buscamos discutir de que maneira o telejornal cearense CETV 1ª Edição (TV Verdes Mares) tem se apropriado de imagens de videovigilância ao publicizar acontecimentos em sua rotina informativa diária. Assim, o nosso objetivo é evidenciar, a partir de análise de conteúdo quantitativa abrangendo os meses de agosto e setembro de 2020, qual a efetiva presença de matérias jornalísticas no CETV 1ª Edição que utilizaram conteúdo proveniente de câmeras de vigilância, e quais temáticas foram preponderantes nas notícias e reportagens veiculadas durante este período, verificando também o tempo ocupado por estas matérias no telejornal. Como resultado do mapeamento obtido através da plataforma Globoplay, podemos apontar a contabilização de 22 matérias no mês de agosto, e outras 27 matérias no mês de setembro produzidas pelo telejornal cearense a partir de acontecimentos flagrados por equipamentos de videovigilância. Entre as temáticas mais abordadas nas notícias e reportagens produzidas no período estão: assaltos, roubos, assassinatos, ações/abordagens realizadas pela polícia cearense e acidentes de trânsito. Os resultados aqui apresentados fazem parte de pesquisa de doutorado, que se encontra em desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Nesse sentido, agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela bolsa concedida, através da qual tem sido possível realizar as atividades acadêmicas de doutoramento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.