PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DE INFECÇÕES PELO COMPLEXO CANDIDA PARAPSILOSIS EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO TERCIÁRIO
Resumo
As espécies de Candida estão associadas a diversos tipos de manifestações clínicas e são as principais responsáveis por infecções fúngicas em hospitais terciários, desde simples infecções cutâneas, até doenças invasivas e disseminadas. São conhecidas 200 espécies do gênero e somente algumas são potencialmente patogênicas para os humanos. Dentre essas, destaca-se o Complexo C. parapsilosis, formado pelas espécies C. parapsilosis sensu stricto, C. orthopsilosis e C. metapsilosis, indistinguíveis nos laboratórios de microbiologia clínica. Dessa forma o presente projeto tem como objetivo conhecer o perfil clínico-epidemiológico das infecções de sítios profundos causadas pelo Complexo C. parapsilosis em população pediátrica atendida no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). A pesquisa foi aprovada pelo Comité de Ética do HIAS (Nº do parecer 4.207.133). Será realizado um estudo prospectivo em um período de 18 meses, iniciado em 11 de agosto de 2020, compreendendo duas etapas: a primeira consiste na triagem das amostras por meio da identificação das espécies de interesse (C. parapsilosis e/ou Candida spp.), isoladas a partir de espécimes clínicos encaminhados ao Laboratório de Análises Clínicas no Setor de Microbiologia do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Todas os isolados serão identificados a posteriori por meio da técnica de PCR, no Laboratório de Micologia Médica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na segunda etapa, será realizada a coleta de dados dos pacientes selecionados para pesquisa, por meio da análise de prontuários médicos e setores afins. Até o presente, foram selecionadas 48 amostras oriundas de infecções profundas, sendo 37 amostras do Centro Pediátrico do Câncer e 11 amostras de outras unidades do hospital (enfermarias).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.