PODCAST UNIVERSITÁRIO: PERFIL DOS PRODUTORES DE PODCAST NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
Resumo
Modalidade de rádio sob demanda (KISCHINHEVSKY, 2016) com distribuição de conteúdos em áudio pela internet, o podcast se transformou em uma das mídias de maior alcance no Brasil nos últimos anos e terminou 2020 com uma estimativa de 34,6 milhões de ouvintes no País, segundo a PodPesquisa Produtor 2020\2021 (ABPOD, 2020). Diante desse potencial, vários segmentos da sociedade têm se aventurado na podosfera. Entre eles, o universitário, que se destaca pelas ações de divulgação científica, informativa e cultural idealizada por integrantes vinculados às estruturas de ensino, pesquisa e extensão, que formam o eixo fundamental da Universidade. A presente pesquisa tem como objetivo traçar um perfil básico dos produtores de podcast da Universidade Federal do Ceará (UFC), buscando identificar a partir de que locais essas iniciativas são desenvolvidas e a que áreas da instituição elas estão ligadas. O corpus de análise toma como base o mapeamento de Balacó e Monteiro Filho (2020), que identificou 20 podcasts produzidos no âmbito da instituição, agregando a estes dados outras três produções levantadas após a publicação do referido estudo. Recorremos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) para trabalhar a sistematização dos dados em tabela. Concluímos que os podcasts da UFC são produzidos a partir de quatro pontos em especial: projetos de extensão, programas de educação tutorial (PET), laboratório e grupos de estudos e da rádio universitária, além de outros seis espaços da instituição. Observou-se podcasts distribuídos em 12 áreas da UFC, como Medicina, Direito, Educação Física e Secretariado Executivo, com predominância para as iniciativas no campo da Comunicação, que concentra quase metade das produções de vinculação com a universidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.