POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E O SEU PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO.
Resumo
A crescente desigualdade social recrudesceu a exclusão dos direitos humanos, afetando principalmente a População em Situação Rua (PSR). Para além dos riscos da pobreza extrema, esses sujeitos convivem com a insegurança, exposição de riscos e são negados como seres humanos. Sofrem com falta de bem-estar físico e emocional, evidenciando vulnerabilidade às doenças infectocontagiosas, crônicas, psiquiátricas entre outras. Embora, a PSR tenha o direito de acessar os serviços de saúde, o acesso se torna limitado por preconceitos, imposições indevidas e alta demanda de usuários. Diante dessas barreiras a PSR vai formando novas formas de cuidados que não estão somente ligados às políticas públicas de saúde. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o processo saúde-doença-cuidado vivenciado pela população em situação de rua. Delineado por uma abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo, este estudo tem como interlocutores a população em situação de rua e profissionais de saúde e de assistência social. A construção de informações se dará pela realização de entrevistas semiestruturadas, na qual as mesmas serão transcritas e analisadas pelo software Atlas Ti 5.2. O método de análise consiste na análise de conteúdo. Desse modo, este estudo pretende obedecer aos critérios éticos estabelecidos na Resolução 466/12. Com isso, espera-se mapear às politicas e redes de apoio social voltadas para a saúde da PSR, bem como, os significados da saúde e da doença para essa população e suas práticas de cuidados meio a situação de rua. Assim, este estudo visa contribuir para a construção de conhecimento e políticas públicas voltadas a PSR. Cabe mencionar os devidos agradecimentos à CAPES pelo financiamento da bolsa de pesquisa que tem possibilitado esse estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.