PRESSÕES SOCIOAMBIENTAIS DERIVADAS DO FENÔMENO DO KITESURF NA ZONA COSTEIRA DO ESTADO DO CEARÁ
Resumo
A difusão de esportes náuticos radicais é crescente em escala mundial, contando com diferentes modalidades e equipamentos na sua prática, a exemplo do: Windsurf, Kitesurf, Wakeboard, Bodyboard, Rafting e Waveski. A realização de campeonatos mundiais de esportes aquáticos incentiva o surgimento e crescimento de roteiros turísticos-esportivos para o exercício dessas modalidades, assim, inserido nesse contexto, o nordeste brasileiro, e em destaque o Ceará, vem consolidando-se entre os destinos ideais na prática de kitesurf. A Secretaria de Turismo do Ceará, em 2018, apontou que 10,3% dos turistas no Ceará classificaram o turismo de esporte/aventura como fator motivador da viagem, ao qual 70% desses apresentaram ser praticantes de kitesurf (SETUR, 2018). Apesar desse reconhecimento nacional e mundial, confirmado pela forte presença de praticantes de kitesurf ao longo do litoral cearense, as informações sobre a modalidade e seus efeitos na zona costeira ainda são escassas. Embora possa integrar enquanto atividade positiva ao território, investigações apontam as dificuldades de gerenciar espaços e legislações para a realização da prática do kitesurf em sintonia as demais atividade existentes (SONTAG; ROUX, 2013), as contradições com a perspectiva de desenvolvimento sustentável do esporte (PIERRE MOUNET, 2007), e as implicações e as transformações territoriais em decorrência dos esportes náuticos (PIRAUDEAU, 2019). Diante disso, essa pesquisa visa interpretar o fenômeno do kitesurf e entender as suas inter-relações territoriais a partir de uma discussão teórica fundamentada na relação esportes náuticos, território e gerenciamento costeiro, subsidiada metodologicamente pela Cartografia Social e a Análise de Discurso, buscando evidenciar o funcionamento, a abrangência, as interações e as limitações da prática esportiva no litoral cearense.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.