PROSPECÇÃO DE INIBIDORES UTILIZANDO A TÉCNICA DE TRIAGEM VIRTUAL COM CONJUNTO CONFORMACIONAL DA PROTEINA MTOR
Abstract
A proteína alvo de mecanismo de rapamicina (mTOR) é uma cinase serina/treonina, que desempenha um papel central no catabolismo e anabolismo que determina o destino celular. A desregulação na atividade enzimática da mTOR tem papéis no câncer, obesidade e outras doenças. Apesar da rapamicina e seus derivados serem amplamente utilizados na inibição da hiperatividade da mTOR, sua administração está associada a vários efeitos indesejados. Neste trabalho utilizamos a técnica de triagem virtual com conjunto conformacional (ensemble docking) da proteína alvo para identificar agentes com potencial terapêutico inibitório da mTOR em bases de dados de compostos de origem vegetal. Para realização do ensemble docking as estruturas cristalográficas 5WBU, 5WBY,4JT6, 4JT5, 4JSX,4JSN,4JSP,4JSV e 3JBZ foram obtidas no Protein Data Bank, protonadas em pH 7.4 e alinhadas em relação ao sítio catalítico. Os parâmetros de simulação foram ajustados através das técnicas de self-docking e cross-docking. Ao total, foram testados 1170 compostos selecionados na plataforma Nubbe. Os melhores resultados foram selecionados com base na energia de interação calculada durante o ancoramento e na rede de interações de cada composto com os aminoácidos do sítio alvo, destacando-se o papel do Trp2239, Met2345 Ile2356, Ile2237 e Leu2185, entre outros. Posteriormente, serão realizadas simulações para avaliar a estabilidade dos compostos selecionados, bem como, cálculos de energia livre através do método de integração termodinâmica. Os resultados encontrados serão utilizados em estudos futuros para guiar o desenho racional de novos agentes terapêuticos. Agradecimentos a Universidade Federal do Ceara e a instituição de fomento CAPES.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.