TIPOS DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA ABORDAGEM DE CLASSES DE PALAVRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA EM EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho é um recorte de nossa pesquisa de doutorado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Tivemos como objetivo principal analisar os tipos de ensino de língua materna presentes em exercícios morfológicos – mais especificamente, exercícios que abordavam classes de palavras – propostos em gramáticas didáticas de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Baseamo-nos nas abordagens de ensino de língua materna presentes em Halliday, McIntosh e Strevens (1974), as quais encontram ecos em inúmeros autores brasileiros contemporâneos, como Possenti (1996), Geraldi (1997), Neves (2002, 2010, 2012 e 2013), Antunes (2003 e 2007), Franchi (2006), Jurado & Rojo (2006), Travaglia (2009, 2011 e 2013), Martelotta (2010), e Bezerra & Reinaldo (2013); tais abordagens são: abordagem prescritiva, abordagem descritiva e abordagem produtiva. Para empreendermos nossa análise, valemo-nos de duas obras: Gramática: texto, análise e construção do sentido, de Abaurre, Abaurre & Pontara (2010), e Conecte Gramática, de Cereja & Magalhães (2013), ambas em formato de volume único. Selecionamos alguns exercícios sobre classes de palavras de cada uma das duas gramáticas e analisamo-nos qualitativamente. Os resultados nos mostraram uma miscelânea entre as abordagens e um esforço dos autores em equilibrar as três possibilidades de ensino das classes de palavras, tal como preconizam Halliday, McIntosh e Strevens (1974). No entanto, demos por falta de maior ênfase à abordagem produtiva, já que esta é a mais recomendada pelos documentos oficiais de orientação ao ensino de Língua Portuguesa, em especial pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), documento vigente à época da publicação das obras analisadas. Esta pesquisa contou com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Downloads
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Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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