TIPOS E CAUSAS DE ACIDENTES ENVOLVENDO MÁQUINAS AGRÍCOLAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Resumo
Em todas as fases da produção na lavoura, as máquinas e os equipamentos agrícolas são indispensáveis para o êxito das atividades, fazendo necessária sua utilização em todas etapas do cultivo. Contudo, a falta de experiência, despreparo ou até mesmo a irresponsabilidade do operador podem causar acidentes a ele mesmo e a terceiros que estejam próximas a estas máquinas, muitos deles fatais. Nesse caso, o presente trabalho objetivou mostrar os tipos e as causas dos acidentes com máquinas agrícolas no Brasil. A pesquisa foi realizada pelo Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas – LIMA/UFC, onde foram coletadas informações provenientes de materiais de jornais locais de diferentes localidades do país e armazenadas em um banco de dados criado e atualizado constantemente pelo próprio laboratório. Foram reunidos de 2009 a 2020, em todo o território brasileiro, acidentes envolvendo operadores das máquinas e pessoas que tiveram algum contato com as mesmas (pessoas próximas, caronas, motoristas, motociclistas etc.) de todos os gêneros e faixas etárias e avaliados os tipos de acidentes e as suas causas. Foram contabilizados 1513 informações, onde dentre todos os tipos de acidentes, os principais foram o capotamento do trator, atropelamento e colisão, nesta ordem. E de todas as causas destes acidentes, as predominantes foram a desobediência à sinalização e a falta de atenção do operador, contabilizando 40 e 30% das causas dos acidentes, respectivamente isso se dá provavelmente devido à falta de conhecimento das leis de trânsito e à imperícia dos operadores, bem como o estado de conservação das máquinas. Para buscar minimizar estes acidentes, se faz necessário investir na capacitação dos operadores quanto à operação segura, bem como se atentar às manutenções das máquinas agrícolas, assim, tais problemas podem ser evitados e os acidentes, reduzidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.