EARLY BIRDS - A LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES EM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO POR MEIO DE DIÁRIOS REFLEXIVOS
Resumo
Este projeto apresenta a intervenção pedagógica elaborada por alunos do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará sobre a utilização da leitura em língua inglesa como ferramenta de aprendizagem para alunos do ensino fundamental de uma escola pública, especificamente de forma remota, como resultado da pandemia de COVID-19. O projeto consiste em um clube de leitura em língua inglesa que promove leituras guiadas de livros infantis, como The Very Hungry Caterpillar e The cat in the hat, escrito por Dr. Seuss, e ainda de quadrinhos, seguidas de atividades de compreensão e vocabulário, com encontros realizados online via Google Meet e Whatsapp. O projeto pretende ajudar os alunos a estabelecer uma relação tanto com a leitura como com a língua inglesa, bem como investigar as dificuldades encontradas pelos bolsistas responsáveis pelo projeto por meio de diários reflexivos. O presente trabalho se fundamenta na noção da Base Curricular Nacional (2018) de que a leitura é um método relevante de aprendizagem de uma segunda língua, bem como no estudo de Richards (2002) que argumenta que a leitura em uma língua estrangeira é geralmente um dos principais propósitos dos estudantes. Como fase inicial, foi aplicado um Projeto Piloto, no qual foram realizadas oito oficinas durante os meses de maio e junho de 2021. Com os dados iniciais coletados, a hipótese apontada é que o processo de reflexão sobre a complexidade de aspectos do ensino de segunda língua beneficia os professores em formação, se mostrando fundamental para a construção do que Richards (2011) descreve como dimensões da competência de ensino de línguas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Linhares, M. de S., Dia Aguiar Gomes, A., Martins Nogueira, Z., & Amelia de Barros Cardoso, L. (2021). EARLY BIRDS - A LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES EM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO POR MEIO DE DIÁRIOS REFLEXIVOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(18), 681. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/72932
Edição
Seção
I Seminário Institucional de Residência Pedagógica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.