A ENFERMIDADE E SUAS METÁFORAS: A DIMENSÃO COGNITIVO-DISCURSIVO DA EXPERIÊNCIA DE TESTAR POSITIVO PARA COVID-19 (PROJETO ENFERME)
Resumo
O Projeto A ENFERMIDADE E SUAS METÁFORAS, doravante Projeto ENFERME, tem como objetivo geral analisar o discurso sobre a COVID-19 produzido nas redes sociais por atores sociais que se contaminaram com SARSCOV-02, considerando a relação entre cognição, discurso e sociedade e as angulações produzidas pelos os ajustes focais (perspectiva, especificação, focalização e proeminência) que influenciam na conceitualização da experiencia de testar positivo para COVID-19. O aporte teórico provém dos estudos críticos do discurso, sobretudo das contribuições de Van Dijk (2012) e Fairclough (2001) no que diz respeito às noções de discurso, ideologia, estratégias discursivo-multissemióticas e os seus efeitos contextuais, bem como nos estudos sobre Gramática Cognitiva e Linguística Funcional Centrada no Uso que estabelecem meios de entender como a experiência é codificada pela língua. A metodologia será de orientação qualitativa, do tipo etnográfica por meio da qual pretendemos analisar a construção de modelos mentais que ajudam a construir um entendimento da COVID-19 que circulam nas redes sociais. O corpus será formado por narrativas de experiência colhidas em páginas do Facebook, Instagram e Twitter. Ademais, gostaríamos de agradecer à Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PRPPG) por viabilizar nossa pesquisa por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Soares Pinto, E., & Cesar Rosa de Araujo, J. (2021). A ENFERMIDADE E SUAS METÁFORAS: A DIMENSÃO COGNITIVO-DISCURSIVO DA EXPERIÊNCIA DE TESTAR POSITIVO PARA COVID-19 (PROJETO ENFERME). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 685. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73808
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.