A GRANDE PORÇÃO DE LIXO DO PACÍFICO NORTE E A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COMO FERRAMENTA DE MITIGAÇÃO
Resumo
O descarte e depósito de lixo em locais inadequados parecem ser, a primeira vista, problemáticas ambientais de impactos ecossistêmicos-locais. Contudo, ao analisar a questão da poluição marinha, constata-se que tais impactos conseguem interferir no meio ambiente ao nível global, pois a destinação incorreta facilita o acesso dos resíduos sólidos a rios e mares. Esses materiais, ao alcançarem o alto mar, se movimentam seguindo o curso natural das marés e ventanias, podendo chegar em pontos do oceano que favorecem o seu acúmulo, como é o caso da Grande Porção de Lixo do Pacífico Norte (GPLPN). Conhecida também como a Ilha de lixo do Pacífico Norte, é a maior área de concentração de lixo no ambiente marinho, formada por 79 mil toneladas de lixo que circulam em uma área de 1,6 milhões de quilômetros quadrados, localizada próxima ao Giro subtropical do pacífico norte. Diante da extensão e magnitude do problema, torna-se imprescindível refletir sobre possíveis vias de mitigação e prevenção focadas na cooperação internacional, visto que a GRANDE PORÇÃO DE LIXO DO PACÍFICO NORTE é um fenômeno de responsabilidade compartilhada. Logo, o objetivo deste artigo é fazer uma análise da cooperação internacional como instrumento de mitigação dos impactos ambientais advindos do lixo e da poluição marinha. Além disso, neste trabalho serão examinados os possíveis entraves jurídicos na esfera do direito internacional para a limpeza da GPLPN e os prováveis ganhos econômicos gerados pela limpeza e reutilização do lixo marinho. Para tanto, a metodologia da pesquisa será desenvolvida através de uma ampla revisão bibliográfica de dissertações e artigos sobre a temática abordada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.