A MULHER, A MORTE E O MAL EM CONTOS PORTUGUESES
Resumo
A presente pesquisa buscou ampliar os estudos do grupo Vertentes do Mal na Literatura, que desenvolve pesquisas em torno das questões relativas ao mal e suas manifestações em obras literárias - em especial aquelas filiadas ao gênero fantástico e suas variações - dentro de uma perspectiva comparativa. A partir da leitura de contos fantásticos de diferentes autores portugueses, observou-se a presença recorrente de narrativas que relacionam a mulher, seu poder de sedução e o mal, cujas consequências estão geralmente ligadas à morte. Dessa forma, a pesquisa objetivou rediscutir características da literatura fantástica, especialmente a produzida por escritores portugueses ao longo do Romantismo e, em contraposição, do século XX, buscando explorar os recursos estéticos estruturantes do gênero, bem como analisar de que forma essas narrativas apresentam aspectos do imaginário popular e religioso que relacionam o mal à figura feminina e à morte, geralmente apresentadas na forma de bruxas ou sereias. O corpus foi composto por quatro contos de autores românticos: A dama pé de cabra, de Alexandre Herculano, A torre de Caim, de Rebelo da Silva, A torre derrocada, de Osório Vasconcellos, A igreja profanada, de Pinheiro Chagas, e quatro contos de quatro autores modernos: A feiticeira, de Ana de Castro Osório, O físico prodigioso, de Jorge de Sena, Peregrinação, de Almeida Faria e A noite de Walpurgis, de Hugo Rocha. A análise do corpus selecionado ocorreu a partir de pressupostos estéticos e narrativos que permitiram verificar informações sobre o modo de aproveitamento dos recursos estilísticos próprios do fantástico e do simbolismo ligado às temáticas utilizadas. A pesquisa centrou-se, portanto, no tratamento e comparação dos contos, tendo como referencial teórico as obras de Roas (2013), Praz (1996), Furtado (1980), Machado (1979), além de outras presentes na bibliografia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Santos Frota, T., & Marcia Alves Siqueira, A. (2021). A MULHER, A MORTE E O MAL EM CONTOS PORTUGUESES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 715. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73838
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.