A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROL DA AQUISIÇÃO VOCABULAR E APRENDIZAGEM AUTÔNOMA

Autores

  • Larissa Teixeira da Costa
  • Carolina Morais Ribeiro da Silva

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias digitais provocou grandes impactos nos mais diversos setores da sociedade, incluindo o da educação. No âmbito do ensino de línguas estrangeiras, os aplicativos e as ferramentas disponíveis em smartphones são amplamente utilizados por aprendizes em função de sua aprendizagem autônoma. O objetivo deste trabalho foi investigar a eficiência da produção audiovisual no desempenho de aprendizes de língua estrangeira. De natureza qualitativa, a pesquisa baseou-se na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e contou com a participação de alunos de nível A1 (básico) da Casa de Cultura Britânica, na UFC. A metodologia consistiu na aplicação de três instrumentos em duas fases distintas. Na primeira etapa, os participantes responderam ao Questionário Pré-Produção do Vídeo e, em seguida, realizaram a gravação de um vídeo. Na segunda etapa, os alunos responderam ao Questionário Pós-Produção do Vídeo. A pesquisa se encontra no final de sua segunda fase, na qual as categorias globais finais estão emergindo a partir dos dados obtidos nas duas etapas. Os resultados mostram que 100% dos participantes possuíam acesso às tecnologias digitais e que já estavam familiarizados com estas. Quanto à gravação de vídeos, 75% dos participantes relataram já terem realizado uma produção audiovisual. Os dados coletados na segunda etapa indicam que houve aprendizagem autônoma dos alunos através da gravação do vídeo, além de apontarem outros benefícios para o aprendizado da língua inglesa, tais como a prática das habilidades orais e a evolução dos alunos ao praticarem o conhecimento adquirido durante o curso de inglês. As envolvidas no desenvolvimento da pesquisa agradecem ao grupo PRALIT/UFC e à PRPPG/UFC, por possibilitar a realização do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Teixeira da Costa, L., & Morais Ribeiro da Silva, C. (2021). A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PROL DA AQUISIÇÃO VOCABULAR E APRENDIZAGEM AUTÔNOMA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 720. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73843

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica