A QUALIDADE DO AR INTERIOR NA VOLTA ÀS AULAS.

Autores

  • David Diogenes Lopes
  • Gustavo Ribeiro de Lima Okoda
  • Gustavo Henrique Batista dos Santos
  • Lucas Nascimento da Silva
  • Flávio Leite de Oliveira
  • Clodoaldo de Oliveira Carvalho Filho

Resumo

Os impactos causados pela pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 e suas variantes transmissíveis pelo ar, evidenciam a importância dos cuidados com a qualidade do ar interior dos ambientes. Baseadas em evidências científicas, recomendações para controle e mitigação da contaminação pela doença têm sido feitas por organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais. Neste contexto, o trabalho reportado objetivou compilar recomendações publicadas sobre a qualidade do ar interno em salas de aula visando o retorno seguro às aulas presenciais. Foram reunidas recomendações feitas por três instituições de referência. As recomendações foram classificadas quanto à sua eficiência na prevenção à contaminação da doença, de acordo com a pirâmide invertida da hierarquia no controle de riscos. De 66 recomendações analisadas, 9 (13,7%) foram classificadas como substituição, mais difícies de implementar porém mais eficientes na prevenção da contaminação, 22 (33,3%) foram classificadas como controle de engenharia e 35 (53%) foram classificadas como controle administrativo, mais fáceis de implementar porém menos eficientes na prevenção. Os resultados obtidos estão de acordo com o objetivo do trabalho realizado e serão úteis para orientar gestores e tomadores de decisão na escolha das recomendações mais adequadas às necessidades de cada instituição de ensino, para proporcionar um retorno mais seguro de alunos e professores às salas de aula e as atividades presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Diogenes Lopes, D., Ribeiro de Lima Okoda, G., Henrique Batista dos Santos, G., Nascimento da Silva, L., Leite de Oliveira, F., & Carvalho Filho, C. de O. (2021). A QUALIDADE DO AR INTERIOR NA VOLTA ÀS AULAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 725. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73848

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica