A QUALIDADE DO AR INTERIOR NA VOLTA ÀS AULAS.
Resumo
Os impactos causados pela pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 e suas variantes transmissíveis pelo ar, evidenciam a importância dos cuidados com a qualidade do ar interior dos ambientes. Baseadas em evidências científicas, recomendações para controle e mitigação da contaminação pela doença têm sido feitas por organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais. Neste contexto, o trabalho reportado objetivou compilar recomendações publicadas sobre a qualidade do ar interno em salas de aula visando o retorno seguro às aulas presenciais. Foram reunidas recomendações feitas por três instituições de referência. As recomendações foram classificadas quanto à sua eficiência na prevenção à contaminação da doença, de acordo com a pirâmide invertida da hierarquia no controle de riscos. De 66 recomendações analisadas, 9 (13,7%) foram classificadas como substituição, mais difícies de implementar porém mais eficientes na prevenção da contaminação, 22 (33,3%) foram classificadas como controle de engenharia e 35 (53%) foram classificadas como controle administrativo, mais fáceis de implementar porém menos eficientes na prevenção. Os resultados obtidos estão de acordo com o objetivo do trabalho realizado e serão úteis para orientar gestores e tomadores de decisão na escolha das recomendações mais adequadas às necessidades de cada instituição de ensino, para proporcionar um retorno mais seguro de alunos e professores às salas de aula e as atividades presenciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Diogenes Lopes, D., Ribeiro de Lima Okoda, G., Henrique Batista dos Santos, G., Nascimento da Silva, L., Leite de Oliveira, F., & Carvalho Filho, C. de O. (2021). A QUALIDADE DO AR INTERIOR NA VOLTA ÀS AULAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 725. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73848
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.