ABORDAGEM DO LIGAMENTO TRANSVERSO DO CARPO
Resumo
O ligamento transverso do carpo é um espessamento transverso da fáscia profunda do antebraço, por muitas vezes também chamado de retináculo dos flexores. Constitui, também, o teto do túnel carpal, o qual comporta o nervo mediano. A compressão dessa estrutura resulta na síndrome do túnel do carpo, principal neuropatia periférica diagnosticada no mundo, cujo tratamento consiste na secção do ligamento transverso do carpo e consequente descompressão do nervo. Nesse sentido, este trabalho visa relacionar o acesso ao LCT e a presença de terminações nervosas livres na área ligamentar. O presente estudo foi realizado enquanto parte do projeto de mestrado "Análise dos mecanorreceptores e terminações nervosas livres do ligamento transverso do carpo", que tem por objetivo identificar, avaliar a morfologia e mapear a distribuição dos mecanorreceptores e terminações nervosas livres do LTC. A exploração anatômica e a coleta do material foram realizadas por incisão mediana na face anterior do punho, com diérese por planos, onde foi identificado e ressecado o ligamento. Foram realizadas coletas em 10 cadáveres fornecidos pelo Centro de Estudos da Perícia Forense do Ceará, que tiveram a captação dos ligamentos autorizada pela família após leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Em 10 cadáveres, o ligamento transverso do carpo foi colhido bilateralmente e, após realizado estudo das amostras com método de imunofluorescência sob microscopia confocal, observou-se áreas de menor densidade de terminações nervosas livres e terminações do tipo Ruffini. Propõe-se, portanto, que o acesso do Ligamento Transverso do Carpo possa ser realizado mediante incisão nas determinadas áreas onda há menor quantidade de terminações nervosas. Os autores agradecem à Universidade Federal do Ceará pelo financiamento por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.