ACURÁCIA DIAGNÓSTICA DOS INDICADORES CLÍNICOS DE PROTEÇÃO INEFICAZ EM ADOLESCENTES COM CÂNCER
Resumo
A acurácia de indicadores clínicos (IC), abordagem utilizada para validação clínica de diagnósticos de enfermagem (DE), se refere à capacidade do indicador em identificar de maneira correta a presença ou ausência de determinado DE. O objetivo desse estudo foi determinar as medidas de acurácia diagnóstica dos IC do DE Proteção ineficaz em adolescentes com câncer. Estudo metodológico desenvolvido em uma unidade especializada em câncer infantil, localizada na cidade de Fortaleza, CE. A população foi composta por 109 adolescentes com câncer acompanhados na referida unidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista, exame físico e consulta ao prontuário. A validade clínica dos indicadores foi verificada através de três modelos de classe latente com efeitos randômicos ajustados para o diagnóstico em estudo. A prevalência do DE estudado foi de 47,7%. Os dados sociodemográficos da mostraram que a maioria dos adolescentes era do sexo masculino (57,8%), procedente do interior (66,1%) e não frequentava escola (61,5%). A mediana de idade da amostra avaliada foi de 13 anos (IQR = 5,0). Os tipos de cânceres mais identificados foram leucemias (46,8%), linfomas (20,2%) e tumores ósseos malignos (18,3%). Dos 26 IC avaliados, apenas o IC Doenças imunopreveníveis não foi identificado. O IC mais frequente na amostra foi Fraqueza (77,2%). Os indicadores TTPA alterado, Fraqueza e Eosinopenia apresentaram elevados valores de sensibilidade, sendo úteis para inferir estágios iniciais do DE em estudo. Com relação à especificidade, os indicadores com maiores valores foram Infecções oportunistas, Pele lesionada e Fibrinogênio alterado. Os resultados deste estudo podem contribuir para que o enfermeiro realize a inferência diagnóstica de Proteção ineficaz de forma mais acurada em adolescentes com câncer, ao reconhecer os indicadores clínicos mais significativos para essa população. Agradeço à Pós-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo financiamento da bolsa e o incentivo à pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cabrera Matos, N., Mendes Nunes, M., Laryssa Gomes do Nascimento, A., & Venicios de Oliveira Lopes, M. (2021). ACURÁCIA DIAGNÓSTICA DOS INDICADORES CLÍNICOS DE PROTEÇÃO INEFICAZ EM ADOLESCENTES COM CÂNCER. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 750. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73873
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.