ANÁLISE DOS IMPACTOS DAS CRISES ECONOMICAS BRASILEIRAS NA DISTRIBUIÇÕES SALARIAIS.
Resumo
O trabalho desenvolvido tem como objetivo observar e avaliar os impactos sob a perspectiva de retorno financeiro salarial durante as crises econômicas de 2014 e 2018. A metodologia de decomposição de Firpo, Fortin e Lemieux (2018) foi utilizada para mensurar os efeitos econômicos perante os salários dos brasileiros. Logo, para conseguir os dados necessários foram conseguidos por meio da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio Contínua (PNADc) disponibilizada pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O uso do software STATA 15 fez-se necessários para o tratamento dos dados, além da parte estatística e econométrica do trabalho. O resultado da pesquisa foi primordial para avaliação dos impactos econômicos e sociais, além de avaliar a camada da sociedade, dividida pelos rendimentos monetários, que são mais impactados durante e depois dos períodos das crises. Ademais, notou-se o impacto das variáveis de anos de estudo e sindicalismo perante à remuneração durante as crises brasileiras. As consequências mais graves da primeira crise(2014) foram sentidas, principalmente, nas faixas de rendas baixas e intermediárias, além de evidenciar a sensibilidade que a população com maior nível educacional estão sujeitos a receber menores salários e aceitarem empregos com menor qualificação para conseguirem algum retorno de rendimento. Outro ponto importante da pesquisa foi a influência da etnia, pessoas não brancas estão mais sujeitas a menores retornos financeiros. Além do mais, a influência da região e gênero são determinantes para o fator renda. Logo, pessoas que se identificam pertencentes do sexo feminino e ocupantes da região Norte/Nordeste foram que declararam menores rendas durante o período estudado. Toda a pesquisa foi realizada com o apoio da CNPQDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silva Ramos, L., Pereira de Oliveira, J., & Carneiro Linhares, F. (2021). ANÁLISE DOS IMPACTOS DAS CRISES ECONOMICAS BRASILEIRAS NA DISTRIBUIÇÕES SALARIAIS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 809. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73932
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.