ANSIEDADE E DEPRESSÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DURANTE AULAS REMOTAS NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • Guilherme Elder Rodrigues Rocha
  • Lívia Guimarães Peixoto Castro
  • Marcos Vinicius de Sousa Almeida
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo do presente trabalho é descrever a experiência de um grupo de estudantes da disciplina Tecnodocência da Universidade Federal do Ceará, semestre de 2020.2, ao desenvolver uma aula remota interdisciplinar durante a pandemia. Nesse sentido, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) trouxeram inovação essencial ao trabalho que, com ações construcionistas, aproximaram professores e alunos ao compartilhamento de experiências, facilitando a interação, cooperação entre disciplinas, tornando o trabalho interdisciplinar e unindo o conhecimento dos professores à rotina dos alunos. A aula teve duração de uma hora e foi realizada para estudantes do ensino superior, envolvendo as áreas da Biologia, Música, Letras e Sistemas de Mídias Digitais, no horário de 14 às 15 horas. Iniciamos a aula apresentando o vídeo “AmarElo”, com uma posterior discussão entre docentes e discentes acerca das emoções que foram despertadas ao assistirem ao vídeo. Em seguida, fizemos uma explanação sobre ansiedade e depressão, associando aos seguintes conteúdos: Teoria das cores; Estrutura Musical; Figuras de linguagem; Sistema nervoso e antidepressivos. Posteriormente, apresentamos nosso Material Autoral Digital Educacional (MADE), um blog com postagens sobre a temática, onde abordamos de forma sensível poemas autorais interdisciplinares. Feito isso, entramos na parte final da aula, que consistiu em uma atividade construcionista. Os alunos escreveram textos que expressaram suas sensações sobre a temática abordada na aula, ocorrendo ao final outro debate entre professores e alunos acerca dos conteúdos trabalhados. Dessa forma, concluímos que essa experiência contribuiu para maior familiaridade tanto com o ambiente da sala de aula virtual, quanto com a interdisciplinaridade, uma alternativa que continuamente demonstra ser uma ferramenta valiosa para o ensino e a aprendizagem. Por fim, para uma melhor e mais proveitosa experiência, uma maior atenção ao tempo deve ser dada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Elder Rodrigues Rocha, G., Guimarães Peixoto Castro, L., Vinicius de Sousa Almeida, M., & , L. de L. (2021). ANSIEDADE E DEPRESSÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DURANTE AULAS REMOTAS NO CONTEXTO PANDÊMICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 829. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73952

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica