APLICATIVO PARA MONITORAMENTO E ACIONAMENTO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO VIO IOT
Resumo
A crescente acessibilidade da internet elevou a importância do uso de dispositivos móveis no contexto da internet das coisas (IOT). Diante do exposto, objetivou-se desenvolver um aplicativo para smartphones para o controle de motobombas bem como monitorar sensores via internet. Para o desenvolvimento do aplicativo utilizou-se a interface de desenvolvimento integrado Android Studio 4.2.1. O aplicativo foi desenvolvido no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza-CE, a escrita da parte lógica da aplicação foi escolhida a linguagem Java e para a parte visual foi escolhida a linguagem XML. Para a aplicação prática do aplicativo foi utilizado um módulo relé conectado a um ESP8266 para o controle de uma eletrobomba e uma placa para a coleta e envio de dados de um sensor de vazão. O desempenho do aplicativo foi avaliado instalando-se uma eletrobomba e um sensor de vazão, simultaneamente. Foram testadas as funções acionamento e desligamento da bomba, como também o acionamento programado desta, e aquisição e a requisição e exposição dos dados do sensor de vazão obtidos em tempo real. Pode-se concluir que o aplicativo foi capaz de estabelecer uma conexão estável com o servidor, tanto para o controle da bomba, quanto para o monitoramento do sensor. O aplicativo pode ser acessado através do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Getai.IOTirrigDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Breno Rocha Mariano, A., & Bernard Oliveira de Sousa, A. (2021). APLICATIVO PARA MONITORAMENTO E ACIONAMENTO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO VIO IOT. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 832. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73955
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.