AVALIAÇÃO DE TOMOGRAFIA QUÂNTICA PARA ESTADOS GATO DE SCHRÖDINGER E ESTADOS DE FÓTONS ADICIONADOS
Resumo
Fano, em 1957, propôs um problema de encontrar o estado de um sistema quântico a partir de medições em vários sistemas idênticos (ensemble). Com os resultados obtidos, fez-se possível a reconstrução estatística da matriz densidade. Tal procedimento é conhecido como tomografia de estados quânticos. Em fenômenos quânticos, as medições de grandezas físicas modificam o estado do sistema em estudo (incerteza de Heisenberg), colaborando para a perda de informações do sistema. Com isso, a tomografia tem aplicabilidade em diferentes contextos - como dentro da teoria da informação quântica, onde pode ser usada para determinar os estados reais de qubits. Em óptica quântica, a tomografia pode ser utilizada para avaliar a perda de informação no envio de sinais entre duas fontes. Assim, por meio de estados que apresentam uma maior proximidade com estados clássicos e com o formalismo de Wigner, é possível construir uma função de distribuição conjunta das variáveis (q e p), canonicamente conjugadas, cujo aspecto segue a uma distribuição clássica de probabilidades. Nesse contexto, por meio de um estudo teórico, e por meio do uso de um estimador numérico, foram simulados experimentos, a fim de analisar a tomografia de alguns estados, tais como: estados gato de Schrödinger e estados de fótons adicionados. Agradecemos a Funcap pelo investimento no PIBIC-UFC, que foi de extrema importância para a realização do trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.