CONSÓRCIO DE CULTIVARES DE BETERRABA COM COENTRO EM SISTEMA ORGÂNICO: PRODUÇÃO, EFICIÊNCIA BIOLÓGICA E QUALIDADE PÓS-COLHEITA
Resumo
O cultivo de beterraba (Beta vulgaris L.) em regiões tropicais é limitado principalmente pelas altas temperaturas e radiação solar. Uma das técnicas que podem favorecer a produção desta espécie, nessas regiões, é o cultivo consorciado. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a eficiência agronômica, biológica e a qualidade da produção de cultivares de beterraba consorciados com coentro em sistema orgânico. O estudo foi desenvolvido entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 em área experimental da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza-CE. Foram avaliados cinco cultivares de beterraba (Itapuã 202, Early Wonder 2000, Tall Top Early Wonder, Fortuna e Maravilha) e uma de coentro (Verdão) em cultivos solteiros e consorciados. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. A beterraba foi colhida aos 70 dias após a semeadura (DAS), sendo que nesse período foram realizados dois cultivos de coentro com colheita aos 38 e 32 DAS. A produtividade de biomassa fresca de coentro no sistema solteiro foi superior aos consócios com beterraba tanto no primeiro ciclo (27,66 t ha-1), quanto no segundo (13,15 t ha-1). No primeiro ciclo de coentro obteve-se maiores produtividades independente do sistema de cultivo. Já os cultivares de beterraba apresentaram maior biomassa e produtividade de raízes tuberosas comerciais no sistema solteiro, com exceção do cultivar Fortuna, que não sofreu efeito negativo no consórcio, mas foi superado por todos os outros em ambos os sistemas. Em relação ao uso eficiente da terra, os cultivos consorciados mostraram-se vantajosos (UET ≥ 1), porém, à exceção do ‘Fortuna’, os demais demonstraram desvantagem quando se considera o tempo (RAET ≤ 1). O índice de agressividade da beterraba (Ab) demonstrou que todos os cultivares foram dominados pelo coentro. Conclui-se que o cultivo consorciado influencia parâmetros físico-químicos de pós-colheita do coentro e da beterraba.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.