CORPUS DE MOVIMENTAÇÃO OCULAR DE PADRÕES DE LEITURA DE ADULTOS ALFABETIZADOS TARDIAMENTE
Resumo
Com o objetivo de investigar o impacto da alfabetização tardia no desenvolvimento da leitura, o objetivo deste trabalho é construir um corpus de movimentação ocular de adultos alfabetizados tardiamente. Para isso, será gravada a movimentação ocular de adultos alfabetizados após os 12 anos de idade durante a leitura de 50 textos de diferentes gêneros (notícias, divulgação científica e literatura). Esse corpus será comparado com o corpus de leitura de brasileiros que foram alfabetizados na idade certa, entre 5 e 7 anos de idade (já finalizado). Uma vez que a pandemia por Covid-19 ainda não terminou e que os comitês de ética ainda não autorizaram o trabalho de coleta com seres humanos, as atividades desenvolvidas durante a vigência da bolsa PIBIC 2020-2021 se concentraram na aprendizagem de programas de análise de dados. As ferramentas do R Studio para a análise de dados foram estudadas, desde as noções básicas de programação em R aplicadas à análise de estudos da área de Psicologia da Leitura e Psicolinguística até o estudo de modelos estatísticos diversos: da distribuição ao modelo linear misto, que vem sendo utilizado para identificar efeitos fixos e randomizados. Pacotes para a apresentação dos resultados em gráficos, como o GGPLOT, também foram estudados. Vários scripts de análise foram criados, numa tarefa de preparação de análise dos dados que serão coletados. Foram usados dados de estudos já finalizados durante o treinamento e aprendizagem dessas ferramentas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Matos dos Santos, W., & Nogueira Teixeira, E. (2021). CORPUS DE MOVIMENTAÇÃO OCULAR DE PADRÕES DE LEITURA DE ADULTOS ALFABETIZADOS TARDIAMENTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1064. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74187
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.