DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DA PIMENTA BIQUINHO EM CULTIVO HIDROPÔNICO SOBRE DIFERENTES CONDUTIVIDADES ELÉTRICAS DA SOLUÇÃO NUTRITIVA
Resumo
Definição da melhor condutividade elétrica (CE) da solução nutritiva em cultivo hidropônico é essencial para atingir o potencial produtivo das plantas. A CE reflete a concentração total de íons na solução nutritiva e afeta a absorção de nutrientes, o crescimento das plantas, a produção e qualidade dos frutos. A composição ideal de nutrientes na solução nutritiva depende não somente da concentração de nutrientes, mas também, de outros fatores, tais como: tipo de sistema hidropônico, condições ambientais, espécie de plantas, cultivares e estádio fenológico. Com objetivo de avaliar a CE da solução nutritiva no cultivo de pimenta biquinho em sistema hidropônico com substrato, utilizando a mistura de pó de coco e casca de arroz, na proporção de 3:1, com base em volume, está sendo conduzido um experimento na casa de vegetação no Departamento de Ciência do Solo, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente ao acaso, consistindo de cinco CE da solução nutritiva (1.0; 1.2; 1.4; 1.6 e 1.8 dS m-1), com cinco repetições. Foi utilizado vaso plástico com capacidade de onze litros, contendo dez litros de substrato. As soluções nutritivas com as diferentes CE para irrigação das plantas são preparadas com diluições de soluções estoques com concentrações dos macronutrientes em mol L-1: NO3 4,60, NH4 0,65, P 0,65, K 1,81, Ca 1,40, Mg 0,59 e S 0,50, utilizando-se 10,8; 14,7; 18,9; 23,2 e 27,3 mL 10-1 litros de água. As concentrações dos micronutrientes em µmol L-1: Fe 66,3, B 27,7, Mn 7,3, Zn 4,6, Cu 0,8 e Mo 0,5 foram às mesmas nas diferentes soluções nutritivas. O experimento iniciou no mês de agosto e será conduzido até dezembro deste ano. Serão avaliados a altura das plantas, o diâmetro do caule e a produção de frutos da pimenta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Victor Silva Sampaio, A., Soares Martins Alves, F., Darlan da Silva de Sousa, O., & Soares, I. (2021). DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DA PIMENTA BIQUINHO EM CULTIVO HIDROPÔNICO SOBRE DIFERENTES CONDUTIVIDADES ELÉTRICAS DA SOLUÇÃO NUTRITIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1112. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74235
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.