DIFERENÇAS NA INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE IMUNOCROMATOGRÁFICO POC-CCA USADO NO DIAGNÓSTICO PARA ESQUISTOSSOMOSE MANSONI EM UMA REGIÃO DE ALTA ENDEMICIDADE
Resumo
A esquistossomose mansoni é prevalente em áreas tropicais, e atinge cerca de 240 milhões de pessoas no mundo. O diagnóstico da parasitose é realizado a partir de métodos parasitológicos, imunológicos e moleculares. A detecção de antígenos circulantes do parasito na urina através do teste POC-CCA vem se tornando uma ferramenta promissora para o diagnóstico da doença. No teste, a presença de um resultado denominado “traço” torna a interpretação dos resultados controversa. O objetivo desse estudo foi avaliar a variação na interpretação dos resultados do teste POC-CCA, avaliando as diferenças na interpretação dos resultados por leitura direta e por classificação através do Score G, em amostras de urina moradores da localidade de Siebra/Maruim-Sergipe. O diagnóstico Imunocromatográfico na pesquisa de antígeno CCA na urina foi realizado utilizado o kit Bilharzia da Rapidmedical Diagnostics®. Na leitura direta, as amostras foram classificadas em: reativas fracamente positivas (T), reativas positivas (P) e não reativas (N). Na classificação através do Score G, a leitura foi realizada utilizando a cartela de comparação que vai de G1 a G10. Todas as leituras foram realizadas por dois analistas que sem a interferência do outro colocaram o resultado em uma tabela a leitura do POC-CCA, onde foram observadas possíveis diferenças na interpretação dos resultados do teste. Resultados preliminares mostram que há divergências na leitura visual do teste. Na leitura direta, a concordância entre os leitores foi de 80,65% e de 72,59% no SCORE G. Na categorização da intensidade da reação imunocromatográfica do teste POC-CCA, a diferença entre leitores dentro de cada “score” foi ainda maior, onde algumas categorias apresentaram 100% de discordância. É necessária a adoção de novas ferramentas de leitura do POC-CCA, para uma melhor padronização na interpretação dos resultados e redução da subjetividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Coelho dos Santos De Castro, L., Janaína Damasceno Morais, F., Caetano Fernandes, G., Lima de Freitas Galvão, R., Gomes de Carvalho, R., & Schemelzer de Moraes Bezerra, F. (2021). DIFERENÇAS NA INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS DO TESTE IMUNOCROMATOGRÁFICO POC-CCA USADO NO DIAGNÓSTICO PARA ESQUISTOSSOMOSE MANSONI EM UMA REGIÃO DE ALTA ENDEMICIDADE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1132. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74255
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.