DISPUTAS PELA ÁGUA NA SUB-BACIA DO BANABUIÚ
Resumo
O objetivo da pesquisa é analisar a disputa pela distribuição de recursos hídricos na sub-bacia hidrográfica do Banabuiú, no sertão central do Ceará. Trata-se do processo de alocação desses recursos, que é compreendido por meio de um mapeamento e tipologia dos conflitos sociais que envolvem a disputa pela água. Estão associados a esses conflitos, não somente a disputa social, mas também os riscos e incertezas da variabilidade climática do Estado. O processo de alocação é uma negociação política que leva em conta os aspectos institucionais, sociais e econômicos, para realizar uma distribuição mais democrática da água. O estudo integra um projeto mais amplo denominado: Gerenciamento de risco, alocação e operação do sistema de recursos hídricos. O trabalho comprime a análise da sub-bacia do Banabuiú que é uma das cinco sub-bacias que compõem a bacia do Jaguaribe, e por sua localização central abrange quase todas as bacias do estado, com exceção da sub-bacia do Salgado, do Coreaú e do Litoral. O trabalho tem duas grandes principais análises, os quais serão abordados conjuntamente, sendo a primeira uma tentativa de compreender o processo de alocação negociada de água, e a segunda, analisar os conflitos sociais que decorrem de um novo contexto de acesso à água. Utiliza-se do método quantitativo para entender como a distribuição é feita e quais aspectos são levados em conta e qualitativo para compreender as narrativas sociais presentes nos grupos sociais afetados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cassiano do Nascimento Lima, C., Letícia Paz de Oliveira Assunção, M., & Barreira, C. (2021). DISPUTAS PELA ÁGUA NA SUB-BACIA DO BANABUIÚ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1143. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74266
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.