ESTUDO ACERCA DO ESPECTRO DE MANIFESTAÇÕES DA SARS-COV-2 EM PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL (DII) TRATADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO (HUWC).

Autores

  • Joao Pedro Barros Facanha
  • Antônio Miguel Furtado Leitão
  • Isabelle Carvalho Golçalves
  • José Lopes Tabatinga Neto
  • Thaís Kássia de Carvalho Fernandes
  • Francisco de Assis Aquino Gondim

Resumo

Introdução: Em 2021, a SARS-COV-2 continua a ser um problema de saúde pública no Brasil, com mortes e efeitos de longo prazo em alguns sobreviventes. Nesse contexto, evidências crescentes sugerem que o sistema digestivo pode ser uma via potencial para a infecção pela SARS-CoV-2, para a disseminação do vírus por via fecal-oral, e estar relacionado com vários sintomas gastrintestinais (OBA, 2020). Objetivos: Identificar possíveis manifestações da COVID-19 na Doença Inflamatória Intestinal e manifestações extraintestinais da mesma, com foco em neuropatias. Metodologia: Entre junho de 2020 e fevereiro de 2021 um formulário foi aplicado a pacientes com Doença Inflamatória Intestinal que realizam tratamento no Hospital Universitário Walter Cantídio. As entrevistas ocorreram por telefone e presencialmente nos dias de consulta no ambulatório de gastroenterologia. O formulário aborda se o paciente possui Doença de Crohn e/ou Retocolite Ulcerativa, se o paciente teve COVID-19, se realizou algum teste para confirmar o diagnóstico, além de questionar se houve piora dos sintomas da DII e se houve alguma manifestação neurológica. Resultados: No período da pesquisa, 90 pacientes foram entrevistados. Desses, 53 pacientes manifestam Doença de Crohn, 35 Retocolite Ulcerativa e 2 apresentam ambas. Do total, 14 pacientes alegam ter tido COVID-19, com apenas 10 tendo feito algum teste para a confirmação do diagnóstico, com swab e/ou coleta de sangue. Destes 14 pacientes, 4 manifestaram piora dos sintomas da DII, como dores abdominais, diarreia e empachamento. Sobre manifestações neurológicas nesses 14 pacientes, 2 referem não ter apresentado nenhum sintoma. Nos outros 12 os sintomas variaram entre dores de cabeça, enxaqueca, anosmia, ageusia, fraqueza muscular, desorientação, parestesia e síncope. Conclusão: Apenas um pequeno número de pacientes entrevistados tiveram Covid-19, e os resultados até o momento apontam para uma semelhança ao da epidemiologia geral da doença no Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Pedro Barros Facanha, J., Miguel Furtado Leitão, A., Carvalho Golçalves, I., Lopes Tabatinga Neto, J., Kássia de Carvalho Fernandes, T., & Aquino Gondim, F. de A. (2021). ESTUDO ACERCA DO ESPECTRO DE MANIFESTAÇÕES DA SARS-COV-2 EM PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL (DII) TRATADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO (HUWC). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1227. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74350

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica