ESTUDO PRELIMINAR DA NAFTOQUINONA J16 COMO POTENCIAL INIBIDOR DA ENZIMA TOPOISOMERASE I
Resumo
As naftoquinonas são quinonas heterocíclicas presentes nas famílias Bignoniaceae, Verbenaceae e Proteaceae. A β-Lapachona é um exemplo de quinona que apresenta diferentes propriedades farmacológicas: antineoplásico, antibiótico, laxante, diurético, tranquilizante e analgésico. Atualmente, sabe-se que a β-Lapachona atua como inibidora das enzimas topoisomerase I e II,exibindo atividade in vitro em diferentes linhagens celulares tumorais, principalmente cânceres de pulmão, mama, colorretal, próstata, melanoma e leucemia. Dessa forma, o presente trabalho objetivou analisar o potencial de inibição da topoisomerase I pelo análogo da β-Lapachona, J16, utilizado o kit “Topoisomerase I Drug Screening Kit”. O kit foi utilizado seguindo as recomendações do fabricante.Como controle positivo a camptotecina foi utilizada. Brevemente, as amostras foram corridas em um gel de eletroforese de agarose a 1%, após reação de inibição com concentrações variáveis da J16. Após a análise do gel, foi possível observar que a J16 causou inibição da topoisomerase I (Topo I) na menor e maior concentração, a partir da visualização das bandas de DNA superenovelado nessas concentrações, onde provavelmente a J16 está complexada com a enzima Topo I, não deixando a enzima relaxar o DNA. Portanto, ao avaliar a J16, observamos que ela tem potencial de inibição da enzima TopoI, nas concentrações testadas de 1μM a 1mM. Estudos posteriores, incluindo ensaios in vivo, devem ser realizados para confirmar e melhor elucidar os mecanismos de ação da J16. Com apoio financeiro da CNPQ.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Victor de Melo Pereira, J., Pascoalino Pinheiro, D., Mikael da Silva Costa, P., Guimarães, C. de J., Chagas de Sousa, A., & Pessoa, C. do O. (2021). ESTUDO PRELIMINAR DA NAFTOQUINONA J16 COMO POTENCIAL INIBIDOR DA ENZIMA TOPOISOMERASE I. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1265. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74388
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.