FORRAGEAMENTO AUTÔNOMO DE PERSONAGENS VIRTUAIS COM UMA ARQUITETURA COGNITIVA CONSTRUTIVISTA
Resumo
Experiências imersivas e realistas em simulações de realidade virtual exigem boa qualidade gráfica e personagens virtuais com comportamentos naturais. Entretanto, ainda não está claro até que ponto os comportamentos de agentes naturais podem ser efetivamente recriados em sistemas artificiais. Pesquisadores argumentam que somente a própria experiência do agente pode modelar um comportamento genuíno. Assim, a inteligência é compreendida como um fenômeno emergente da relação entre mente, corpo e ambiente, além do contínuo processo de autopreservação. Nessa abordagem, espera-se que o agente possa se autoconstituir a partir da interação entre sensores, controladores e o ambiente, gerando seu próprio comportamento para que, assim como um ser vivo, possa realizar ações exclusivamente por motivações internas. Nesse sentido, a Constitutive Autonomy through Self-programming Hypothesis (CASH) se mostra uma abordagem eficaz para implementar este modelo. A CASH consiste na hipótese de que um agente desenvolve comportamento inteligente e acoplado com o ambiente, programando a si mesmo a partir de suas experiências vividas. No entanto, não está claro como tal hipótese pode ser dimensionada para ambientes complexos com agentes dotados de corpos e sensores sofisticados. Neste trabalho, contribuímos para a discussão simulando ambientes dinâmicos e contínuos, desenvolvendo mecanismos de decadência de memória, penalidade de contradição e valência relativa. Tais melhorias visam capacitar o agente a reavaliar continuamente seus esquemas aprendidos. Os resultados mostram que nossos agentes foram capazes de desenvolver de forma autônoma comportamentos plausíveis e estratégias locais para lidar com períodos de alta e baixa disponibilidade de recursos, apesar das mudanças do ambiente. O presente trabalho foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Rocha, V. de S., Lenon Barbosa Nogueira, Y., Augusto Vidal, C., & Bento Cavalcante Neto, J. (2021). FORRAGEAMENTO AUTÔNOMO DE PERSONAGENS VIRTUAIS COM UMA ARQUITETURA COGNITIVA CONSTRUTIVISTA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1316. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74439
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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