MENINGITE TUBERCULOSA EM UM HOSPITAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS, NO PERÍODO DE 2010 A 2018
Resumo
INTRODUÇÃO: A tuberculose é uma doença infecciosa bacteriana causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Os órgãos mais comumente afetados são os pulmões. Entretanto, M. tuberculosis pode acometer qualquer órgão ou tecido. No sistema nervoso central causa meningite crônica, acometendo, principalmente, indivíduos imunodeprimidos. OBJETIVO: Avaliar os aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais dos pacientes com diagnóstico de Meningite Tuberculosa (MTB) atendidos em um hospital de doenças infecciosas. METODOLOGIA: Coorte retrospectiva dos pacientes com MTB diagnosticados entre 2010 a 2018, no Hospital São José de Doenças Infecciosas, em Fortaleza-CE. RESULTADOS: Foram incluídos no estudo 43 internamentos de pacientes com MTB. Homens foram os mais acometidos (76,7%), a mediana de idade de 32,6 anos [IIQ: 26-44] e a do tempo de sintomas de 19 dias [IIQ: 14-39]. Coinfecção pelo HIV foi observada em 79,6% dos casos. Os sintomas neurológicos mais frequentes foram cefaleia (87,6%), vômitos (60,8%), confusão mental (33,6%), rigidez nucal (27,4%) e déficit focal (21,2%). As principais alterações encontradas à tomografia de crânio foram realce leptomenígeo (27,3%) e apagamento dos sulcos (27,3%). Os principais padrões radiológicos encontrados ao raio-x de tórax foram infiltrado miliar (33,3%) e infiltrado intersticial (33,3%). M. tuberculosis foi isolado em 98,5% (n=36/37) das culturas do LCR, e identificado em 73% (n=19/23) no teste molecular para tuberculose (TRM-TB). A sensibilidade do TRM-TB foi de 75% no líquor. A mediana de linfócitos T CD4+ foi de 125 células/mm3 [IIQ= 46-232]. Óbito no internamento ocorreu em 30,2% dos pacientes. Durante o seguimento clínico a taxa de abandono de tratamento de 36,7%. CONCLUSÃO: A MTB é uma doença grave com alta mortalidade e efeitos neurológicos deletérios, sobretudo na coinfecção HIV/MTB. Baixa contagem de linfócitos T CD4+, uso irregular da TARV e abandono do tratamento podem contribuir para essa situação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Tavares, B. do C., Carrasco Cézar, R., & Serra Damasceno, L. (2021). MENINGITE TUBERCULOSA EM UM HOSPITAL DE DOENÇAS INFECCIOSAS, NO PERÍODO DE 2010 A 2018. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1450. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74573
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.