O CASO CELIZETE E O COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO CEARÁ
Resumo
O presente resumo tem como objetivo apresentar o projeto “Um suicídio induzido? A repercussão do caso Maria Celizete Ribeiro na imprensa e a mobilização do movimento feminista cearense contra a violência sobre as mulheres (1980-1986)”. O trabalho é orientado pela professora Ana Rita Fonteles Duarte. Objetiva-se compreender a partir da repercussão do suicídio de Maria Celizete – mulher de classe média, moradora de Fortaleza, que ateou fogo ao próprio corpo em 1981 - a mobilização dos grupos feministas, em destaque o Grupo 4 de Janeiro, na luta contra a violência doméstica. O caso alcançou visibilidade local e nacional, sendo acompanhado por grandes jornais do Ceará e de outros estados. Pretendemos compreender as peculiaridades que tornaram o suicídio explorado e conhecido. A família da vítima atribuiu a morte da mulher a violências perpetradas pelo marido que chegou a escrever uma lista com 12 mandamentos a serem obedecidos, por ela, como condição de manter o casamento. O marido foi processado e condenado por indução ao suicídio em decisão inédita no País. A partir da análise de jornais, tanto locais quanto nacionais, tem-se a base para analisar os discursos e narrativas sobre o caso. Somando-se a isso, também se analisa como o episódio foi utilizado como bandeira de luta no estado para a defesa dos direitos da mulher e denúncia de violência em todo país, ao lado de outros casos que também mobilizaram a sociedade. Por fim, o presente projeto objetiva, perceber como os movimentos feministas tiveram como papel pautar e manter a cobrança dos direitos da mulher, pensando, ainda, na articulação desses fins em meio a abertura política, nos últimos anos da ditadura civil militar brasileira. Os resultados permitirão refletir sobre as lutas realizadas pelos movimentos feministas, no período, para combater a violência e a opressão contra as mulheres.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Samanta da Silva, K., Moura, J., Rodrigues, M., & Rita Fonteles Duarte, A. (2021). O CASO CELIZETE E O COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1493. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74616
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.