O DISCURSO DE ÓDIO NA REDE SOCIAL TWITTER POR OCASIÃO DA PARTICIPAÇÃO DO ECONOMISTA GILBERTO NOGUEIRA NO REALITY SHOW BIG BROTHER BRASIL 21: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Janaina Muniz Cavalcanti
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Resumen

A presente pesquisa faz parte do projeto “A pirâmide do discurso de ódio em redes sociais: em tela a pessoa LGBTQI” e tem como objetivo principal analisar o discurso de ódio proferido em redes sociais contra as pessoas da comunidades LGBTQI, levando em consideração as imagens construídas no ato de interação social online até as manifestações explícitas de discurso de ódio. Assim, tendo como aporte teórico os trabalhos de Análise do Discurso Crítica de Fairclough (2016), Van Dijk (2018) e o modelo de Pirâmide do Ódio, criado pela Anti-Defamation League (ADL), os objetivos específicos do estudo são analisar as imagens de representação LGBTQI criadas na rede social Twitter a partir da participação de Gilberto Nogueira no reality-show Big Brother Brasil 21 e quais relações podem ser estabelecidas entre a criação dessas imagens e os discursos de ódio. A metodologia foi de orientação qualitativa e etnográfica com o corpus formado por 5 ocorrências registradas na plataforma Twitter, coletadas pela ferramenta de busca do próprio aplicativo ou do aplicativo de gerenciamento de contas Tweetdeck. Os resultados obtidos mostram a construção, entre os usuários analisados, de uma outroapresentação negativa do participante, tendo em vista seu comportamento considerado, por eles, como inapropriado devido a presença de traços lidos como femininos. Também nota-se que alguns dos usuários estudados que compartilham dessa visão de outroapresentação negativa são provenientes da própria comunidade LGBTQI. Assim, o estudo conclui que as crenças preconceituosas, como a homofobia e a afeminofobia, estão presentes em nossa sociedade na interação de redes sociais e que estas são a base da Pirâmide dos Discurso de Ódio tendo, desta maneira, uma possibilidade potencial de escalonamento. A equipe de pesquisadores agradece à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) por possibilitar a realização desta pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Muniz Cavalcanti, J., & Cesar Rosa de Araujo, J. (2021). O DISCURSO DE ÓDIO NA REDE SOCIAL TWITTER POR OCASIÃO DA PARTICIPAÇÃO DO ECONOMISTA GILBERTO NOGUEIRA NO REALITY SHOW BIG BROTHER BRASIL 21: UM ESTUDO DE CASO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1500. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74623

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica