O DISCURSO DE ÓDIO NA REDE SOCIAL TWITTER POR OCASIÃO DA PARTICIPAÇÃO DO ECONOMISTA GILBERTO NOGUEIRA NO REALITY SHOW BIG BROTHER BRASIL 21: UM ESTUDO DE CASO
Resumen
A presente pesquisa faz parte do projeto “A pirâmide do discurso de ódio em redes sociais: em tela a pessoa LGBTQI” e tem como objetivo principal analisar o discurso de ódio proferido em redes sociais contra as pessoas da comunidades LGBTQI, levando em consideração as imagens construídas no ato de interação social online até as manifestações explícitas de discurso de ódio. Assim, tendo como aporte teórico os trabalhos de Análise do Discurso Crítica de Fairclough (2016), Van Dijk (2018) e o modelo de Pirâmide do Ódio, criado pela Anti-Defamation League (ADL), os objetivos específicos do estudo são analisar as imagens de representação LGBTQI criadas na rede social Twitter a partir da participação de Gilberto Nogueira no reality-show Big Brother Brasil 21 e quais relações podem ser estabelecidas entre a criação dessas imagens e os discursos de ódio. A metodologia foi de orientação qualitativa e etnográfica com o corpus formado por 5 ocorrências registradas na plataforma Twitter, coletadas pela ferramenta de busca do próprio aplicativo ou do aplicativo de gerenciamento de contas Tweetdeck. Os resultados obtidos mostram a construção, entre os usuários analisados, de uma outroapresentação negativa do participante, tendo em vista seu comportamento considerado, por eles, como inapropriado devido a presença de traços lidos como femininos. Também nota-se que alguns dos usuários estudados que compartilham dessa visão de outroapresentação negativa são provenientes da própria comunidade LGBTQI. Assim, o estudo conclui que as crenças preconceituosas, como a homofobia e a afeminofobia, estão presentes em nossa sociedade na interação de redes sociais e que estas são a base da Pirâmide dos Discurso de Ódio tendo, desta maneira, uma possibilidade potencial de escalonamento. A equipe de pesquisadores agradece à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) por possibilitar a realização desta pesquisa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Muniz Cavalcanti, J., & Cesar Rosa de Araujo, J. (2021). O DISCURSO DE ÓDIO NA REDE SOCIAL TWITTER POR OCASIÃO DA PARTICIPAÇÃO DO ECONOMISTA GILBERTO NOGUEIRA NO REALITY SHOW BIG BROTHER BRASIL 21: UM ESTUDO DE CASO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1500. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74623
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.