O PAPEL DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Resumo
Introdução: a anatomia humana, segmentar e sistêmica, é um dos alicerces comuns aos cursos da saúde, auxiliando na compreensão das disciplinas subsequentes. No ensino tradicional dessa ciência, são usados materiais de leitura, atlas e cadáveres, assim como meios digitais. Entretanto, obter alguns desses recursos, especialmente os cadáveres e seus derivados, tem sido um desafio para muitas escolas médicas, por questões financeiras, éticas, culturais e legais. Somado a essas carências, o uso de diferentes métodos de ensino tem se mostrado facilitador do aprendizado, motivando os alunos, sendo o estudo em peças 3D um desses instrumentos. Objetivo: avaliar o impacto das impressões 3D no processo ensino-aprendizagem da anatomia do sistema digestório. Metodologia: realizou-se um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa. Para isso, produziram-se modelos 3D de órgãos do sistema digestório, utilizando-os como base para uma aula prática com alunos do curso de Medicina da UFC posteriormente. A esse grupo de alunos, aplicou-se um questionário em dois momentos: semanas antes da aula com os modelos e um certo período após a mesma. Em seguida, compararam-se os resultados obtidos com o auxílio do teste estatístico t de Student. Resultados: participaram do estudo 41 alunos de ambos os sexos, com média de idade de 21,86 anos e DP de 0,80. Observou-se diferença estatisticamente significante na aprendizagem dos alunos após aplicação das aulas com impressões 3D (p = 0,0138), não havendo diferença significativa entre os sexos (p > 0,05). Conclusão: as aulas práticas com órgãos impressos tridimensionalmente contribuem para o ensino e aprendizado da anatomia do sistema digestório, necessitando-se de mais estudos abordando os demais sistemas para implementação completa desta modalidade. Agradecimentos: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Nilton Rabelo Lemos Filho, C., Erivan Façanha Barreto, J., Carvalho Leitão, R., Miguel Furtado Leitão, A., Cerqueira, G. de B., & Santos Cerqueira, G. (2021). O PAPEL DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DA ANATOMIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1523. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74646
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.