PARÂMETROS DE ACESSIBILIDADE URBANA: ESTUDO DE CASO DA PRAÇA DO LAGO DO JACAREY
Resumo
A praça, caracterizada como importante espaço público de convivência, encontro e socialização, deve apresentar condições satisfatórias de uso para que possa ser frequentada por todas as pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção. O presente artigo propôs a realização de uma avaliação das condições pós-reforma da praça do Lago Jacarey, tendo a acessibilidade como foco principal. Localizada no bairro Cidade dos Funcionários, a praça do Lago Jacarey, considerada como uma das mais movimentadas da cidade de Fortaleza, recebe um grande fluxo diário de pessoas em decorrência dos diversos atrativos que são oferecidos por ela como feiras, restaurantes, atividades de entretenimento, como também, uma paisagem privilegiada. Visando a melhoria das condições de caminhabilidade para o pedestre além da segurança, comércio e turismo, a praça passou por um conjunto de intervenções no ano de 2020 e foi reinaugurada no último mês de novembro. Nesta pesquisa, foram analisadas as condições das novas calçadas e travessias e a situação dos novos mobiliários públicos e infraestrutura propostos, com foco principal em pessoas com mobilidade reduzida. A análise decorreu por meio do levantamento in loco e da documentação, escrita e fotográfica, das características espaciais do local e a recomendação de melhorias para corrigir ou amenizar os problemas identificados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Marinho de Almeida, S., Caetano da Silva, S., & Maria Pinto Santiago, Z. (2021). PARÂMETROS DE ACESSIBILIDADE URBANA: ESTUDO DE CASO DA PRAÇA DO LAGO DO JACAREY. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1584. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74707
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.