PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS À POBREZA E À ESTIGMATIZAÇÃO NA CIDADE DE FORTALEZA
Resumo
A pesquisa tem como objetivo geral compreender os processos psicossociais relacionados à pobreza e à estigmatização vivenciados por pessoas em situação de rua na Cidade de Fortaleza, no Ceará, e tem como pergunta de partida “Como as pessoas de rua vivem os processos psicossociais relacionados à pobreza e à estigmatização?”. Utiliza-se uma metodologia qualitativa a partir de entrevistas, já que se pretendia realizar grupos focais, impossibilitados pela pandemia da COVID-19. Como resultados, destaca-se que as entrevistas foram feitas de setembro a dezembro de 2020 com seis participantes em situação de rua, quatro homens (66,7%) e duas mulheres (33,3%). A maioria destes estava em processo de saída da situação de rua. As entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas a partir do software ATLAS TI, através das dimensões saúde, direitos humanos, trabalho e renda, subjetiva e educação. A multiplicidade de privações e das formas como elas se relacionam demonstram a complexidade da população em situação de rua, sendo, portanto, necessário considerar a sua heterogeneidade. De uma forma geral, as informações demonstram que a ausência de uma moradia conduz à intensificação de outras formas de privação, impedindo a realização de funcionamentos como estar abrigado e ter dignidade. A bolsista também participou em discussões teóricas e metodológicas, na construção do roteiro para as entrevistas, e na elaboração do livro produzido com experiências de pesquisa e atuação junto à população em situação de rua. Como conclusão parcial, pontua-se o aprofundamento da compreensão acerca das condições marginalizadas vivenciadas pela população em situação de rua, inseridas em cenários de pobreza e estigmatização traduzidos em violações de direitos básicos. A bolsista agradece o financiamento do PIBIC/CNPq.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Marinho Marcelo, C., Ferreira Soares, S., & Morais Ximenes, V. (2021). PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS RELACIONADOS À POBREZA E À ESTIGMATIZAÇÃO NA CIDADE DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1604. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74727
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.