RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE VETERANOS E CALOUROS NO ENSINO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO ACOMPANHE UM INGRESSANTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
Resumen
O presente trabalho tem o objetivo de descrever e analisar as contribuições do projeto “Acompanhe um Ingressante” para as relações interpessoais entre veteranos e calouros do curso de Pedagogia Noturno da UFC no contexto da pandemia da COVID-19. Em seu segundo ano de atividades, o projeto atua na recepção e no processo de adaptação dos estudantes do primeiro semestre ao ambiente universitário, com o objetivo de garantir uma melhor aderência ao curso e combater os índices de evasão e abandono, tendo em vista que uma parcela significativa desses estudantes concluiu recentemente o ensino médio e necessitam, geralmente, de auxílio para uma ressignificação dos espaços escolares e acadêmicos. O projeto é vinculado a coordenação do curso e conta com bolsistas remunerados e voluntários, todos veteranos, que participam do projeto desde o planejamento da acolhida inicial do semestre ao acompanhamento de um grupo de 4 a 5 ingressantes durante todo o primeiro semestre no curso, com o intuito de compartilhar saberes, habilidades e vivências sobre os temas das disciplinas, os trabalhos acadêmicos e os serviços da universidade, assim como as experiências éticas, técnicas, práticas e pessoais vividas na academia. A pesquisa é de caráter qualitativo e a coleta de dados se deu por meio de dois questionários online: um para os ingressantes e outro para os voluntários do semestre 2020.2. Os resultados parciais demonstrados pelas respostas de 17 estudantes ao questionário apontam alguns aspectos significativos sobre o projeto, tais como: em uma escala de 1 a 5, doze classificaram o projeto com nota 5, três com nota 4 e dois com nota 2; 15 estudantes afirmaram que o projeto foi importante para eles durante o primeiro semestre e 14 avaliaram com nota 5 os bolsistas que os acompanharam. Assim, mesmo em um contexto pandêmico, o projeto promoveu uma interação significativa entre veteranos e calouros, contribuindo para um melhor processo de adaptação dos ingressantes ao ambiente acadêmico.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Henrique de Carvalho Martins, I., Mateus de Sousa Carneiro Almeida, L., & Alencar Andrade, J. (2021). RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE VETERANOS E CALOUROS NO ENSINO SUPERIOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO ACOMPANHE UM INGRESSANTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1696. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74819
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.