SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS EM COMPARATIVO PROJETO-OBRA
Resumo
A compactação de misturas asfálticas é realizada a fim de alcançar requisitos volumétricos e mecânicos que reduzam a ocorrência de possíveis defeitos ao longo do tempo, como deformação permanente e trincamento por fadiga. Assim, é imprescindível que as propriedades volumétricas sejam bem similares ao proposto no projeto a fim de garantir segurança e durabilidade para a estrutura viária. Contudo, é visto que há variabilidade destes requisitos em campo. Posto isso, este trabalho tem o intuito de comparar os parâmetros volumétricos das misturas asfálticas, compactadas em campo e em laboratório, tanto das camadas de binder, como de capa e consequentemente avaliar o comportamento mecânico dos materiais em questão. O material considerado foi uma mistura asfáltica caracterizada como Capa (DNIT Faixa C), tendo como componentes: agregados graníticos (brita 3/4”, brita 3/8", pó de pedra) e ligante puro caracterizado por penetração como 50/70. A metodologia foi composta da análise de ensaios que compõem o método de dimensionamento nacional (MeDiNa). Os seguintes ensaios foram realizados na condição de referência para a mistura de capa: Resistência à Tração (RT), Flow Number (FN) e Módulo Dinâmico (|E*|). Os resultados foram de FN = 126 ciclos, RT = 1,48MPa e Curva Mestra do |E*|. A simulação realizada avaliou o comportamento do material em campo considerando: número N = 1,14E+8 e E = 3243MPa (obtido para temperatura de 25ºC e frequência de 1Hz) em uma estrutura hipotética com 10cm de revestimento asfáltico. O resultado foi ATR de 11,1mm ao fim de 10 anos.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Gabriel Alves, M., Sassaki Vieira da Silva, L., Batista dos Santos Bastos, J., & Barbosa Soares, J. (2021). SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS EM COMPARATIVO PROJETO-OBRA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1747. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74870
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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