SÓDIO E POTÁSSIO NO SOLO ADJACENTE A COMPONENTES DE SISTEMA AGROFLORESTAL NO LITORAL NORDESTINO
Resumo
Diante da necessidade de serem desenvolvidos agroecossistemas mais inteligentes e de menor impacto ambiental, os Sistemas Agroflorestais (SAFs) têm ganhado cada vez mais espaço na agricultura por promover a recuperação de solos empobrecidos, o sequestro de carbono, a diversidade biológica e outros. Todavia, a variedade de espécies no sistema gera heterogeneidade nos atributos do solo, sendo importante a avaliação desse fator para desenvolver as melhores estratégias de manejo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a fertilidade do solo em SAF na Fazenda Coringa Agrofloresta (Trairi, CE). O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições, em fatorial 2x4, totalizando 32 unidades experimentais. Os fatores de tratamento foram dois componentes do SAF (gliricídia e bananeira) e quatro distâncias horizontais em relação à projeção da copa dos componentes citados (10, 20, 30 e 40 cm). A coleta de solo foi realizada utilizando sonda para amostragem em profundidade de 10 cm. Os parâmetros avaliados foram os teores de sódio (Na) e potássio (K) no solo, com extração feita por meio do extrator Mehlich 1 e quantificação por fotômetro de chama. A estatística foi realizada por meio do programa SISVAR, com análise de variância (ANOVA), teste de comparação de médias para os componentes e análise de regressão para as distâncias. O teor de Na no solo foi maior (2,9 cmolc dm-3) na área de influência da bananeira em relação ao observado para a gliricídia (2,4 cmolc dm-3) na distância de 10 cm em relação à projeção da copa. Nas demais distâncias os teores de Na não diferiram entre os componentes. Para o K não houve diferença entre os componentes, mas o maior teor (0,93 cmolc dm-3) foi observado na distância de 10 cm, reduzindo linearmente para 0,6 cmolc dm-3 na distância de 40 cm.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vitoria Ricarte Goncalves, M., Maia, D. de S., Gomes Vieira, M., Batista Magalhães, R., & Cristina Gomes Costa, M. (2021). SÓDIO E POTÁSSIO NO SOLO ADJACENTE A COMPONENTES DE SISTEMA AGROFLORESTAL NO LITORAL NORDESTINO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1768. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74891
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.