UMA PROPOSTA PARA A ARGUMENTAÇÃO COM PREFERÊNCIAS EM PROGRAMAÇÃO EM LÓGICA
Resumo
Com a expansão e a rápida evolução da Inteligência Artificial com o foco da total independência do programa e a assertividade de suas escolhas frente aos problemas apresentados, percebeu-se um grande dilema: Fazer a escolha de x possibilidades dentro de um conjunto, quando todas essas escolhas são igualmente satisfatórias para o problema em questão! Nesse contexto, iniciaram-se os estudos na área de Preferência e, por consequência, na área de argumentação com preferência, com o objetivo de solucionar esse problema. A pesquisa teve como ponto central do estudo: A adição de semânticas para a formalização das preferências em programação em lógica. Durante o desenvolvimento foram explicados pontos elementais para o tema, que são eles: a natureza de um argumento para a lógica e filosofia como um conjunto de premissas que podem chegar em uma conclusão, que também pode ou não ser válida; a teoria da argumentação e seu estudo para processar e formalizar um argumento e assim gerar um par AF(Ar, Att), onde Ar é um conjunto finito de argumentos e Att é a relação de ataque entre dois argumentos, chamado de Estrutura de Argumentação; a etimologia da palavra preferência e seu modo de uso dentro da pesquisa. Após a definição desses pontos foi introduzido a noção de argumentação com preferência e sua ideia de passar o ato da escolha do ser humano para o programa, utilizando-se de metodologias de adição de semânticas em um modelo de programação em lógica já estruturada. Os resultados foram as definições dos conjuntos de semânticas: Fortes, Otimistas, Pessimistas e Oportunistas. Como conclusão, podemos dizer que apresentamos uma proposta para a classificação de modelos e uma forma de definir as relações de preferência com argumentos. Agradeço ao CNPq pela oportunidade da bolsa PIBIC e à UFC pela realização dos encontros universitários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Sales Fernandes, G., & Teresa de Castro Martins, A. (2021). UMA PROPOSTA PARA A ARGUMENTAÇÃO COM PREFERÊNCIAS EM PROGRAMAÇÃO EM LÓGICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1815. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74938
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.