VELOCIDADE DE MARCHA COMO PARÂMETRO DE AVALIAÇÃO DA SARCOPENIA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON
Abstract
INTRODUÇÃO: A sarcopenia é uma condição geriátrica complexa e multifatorial observada em várias doenças crônico-degenerativas. Decorre da redução anormal da qualidade e quantidade de massa muscular e está associado a vários resultados negativos, como quedas, incapacidades, baixa qualidade de vida, institucionalização e taxa de hospitalização. Diferenças nos parâmetros de marcha, como: cadência, postura, duração do desequilíbrio e comprimento de passada são relatados em indivíduos com Doença de Parkinson. Consequentemente, a velocidade de marcha têm sido um dos parâmetros mais comuns e relevantes para avaliar essa população. OBJETIVOS: Descrever dados da velocidade de marcha em pacientes com Doença de Parkinson. METÓDOS: Estudo transversal realizado através da aplicação do teste de velocidade de marcha em pacientes atendidos no Ambulatório de Neurologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Os pacientes foram inclusos e classificados de acordo com a escala Hoehn e Yahr do nível 1 ao 3, além da não apresentação de patologias incapacitantes para a realização do teste. A caracterização da amostra se deu a partir de medidas com tendência central e dispersão. Ademais, o ponto de corte para o referido estudo se deu entre 4,82 segundos e 8,70 segundos de velocidade da marcha, além da distância de quatro metros e se houve apoio de auxiliadores de marcha ou não. Destarte, o paciente teria duas tentativas para obter sucesso no teste, pontuando-se a melhor tentativa dentre estas. RESULTADOS: A amostra foi de 20 pacientes com DP, sendo 65% (n=13) do sexo masculino e 35% (n=7) do sexo feminino. A média de idade foi de 67,65 (± 11,46) anos. A média do tempo dos testes de velocidade de marcha nos pacientes foi de 4,12 (± 8,13) segundos. CONCLUSÃO: Os pacientes com Doença de Parkinson avaliados no estudo sugerem tempo de velocidade de marcha satisfatório, com pontuação abaixo de 4,82 segundos, pontuando quatro pontos, apesar de haver outlier de 13,53 segundos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.